Ganhe mais dinheiro oferecendo melhores serviços

Por Leonardo Filardi, do Iniciativa Jovem

Nos últimos anos, o setor de serviços tem se desenvolvido como uma alternativa para agregar valor a produtos muitas vezes “comoditizados”. Por conta disso, cabe às empresas encontrarem melhores alternativas para desenvolver serviços cada vez mais apurados, tornando a experiência de consumo do cliente memorável.

Nesse momento gostaria de apresentar a metodologia do Design de Serviços como ferramenta para sua empresa impactar o público-alvo e assim vender mais, mais vezes, repetidas vezes.

Antes de mais nada vamos utilizar a definição de Phillip Kotler do que é serviço: “qualquer atividade ou benefício que uma parte pode dar a outra, que é essencialmente intangível e não resulte em nenhuma propriedade”. Feito isso podemos agora definir o que o Design de Serviços como projetar e organizar a interação entre o prestador do serviço e o usuário final com o uso de processos e métodos criativos.

Pronto! Agora podemos apresentar uma metodologia que acredito ser útil para os seus negócios, são cinco etapas que utilizadas em conjunto produzem um resultado extremamente positivo para os negócios. As etapas são as seguintes, 1. Descoberta, 2. Conceito, 3. Design, 4. Construção, 5. Implementação. Vamos apresentar uma a uma para facilitar a compreensão.

Fase 1 – Descoberta

Nessa fase o importante é compreender plenamente o desafio/problema/demanda que está querendo resolver. Procura-se compreender muito bem o negócio, e alinhar com o que se quer entregar. Trabalha-se com base nas características da empresa, missão, visão e cultura organizacional, o que já existe de serviços e como são entregues.

 

Fase 2 – Conceito

Essa fase quebra-se alguns paradigmas pois aproxima o consumidor do processo produtivo, gerando um ambiente de co-criação. O objetivo é o desenvolvimento de idéias em conjunto com os usuários finais e clientes através de entrevistas, brainstorms e  workshops, para começar a desenvolver os primeiros protótipos da solução planejada.

Fase 3 – Design

Nessa fase começa a “produção” do serviço, é hora de usar todo o aprendizado gerado na fase anterior para estruturar a solução.

Fase 4 – Construção

Fase de construção de todos os pontos de contato (plataformas, físicas, locais, mídia, treinamento de pessoas), organização e desenvolvimento de estratégias de marketing e  comunicação, o “deliverable” dessa fase são processos prontos para implementação.

Fase 5 – Implementação

Momento de por em prática, “abrir a loja” e vender, hora de validar o que se idealizou.