Miguel de C. Perez

Créditos:

DJ Negrathia usa o espaço

O Laboratório de Multimeios do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ) oferece, ao longo do ano, uma série de atividades com o objetivo de estimular o uso de sua infra-estrutura de produção de áudio, vídeo, gráfico e software-livre. A partir de janeiro, será feito o cadastro dos interessados em participar das variadas atividades da programação.  Serão oito atividades distribuídas ao longo do ano. Veja mais detalhes a seguir:

Escuta

O Escuta é uma atividade de mapeamento e difusão musical que disponibiliza, gratuitamente, até cinco horas de estúdio para músicos interessados. Após gravação, os músicos podem re-agendar o estúdio para mixar o trabalho registrado ou gravar outras faixas.

Produção musical

Oficina de produção com Marcelo Gregório, técnico do Laboratório de Multimeios. A atividade é destinada a músicos e aspirantes à produção musical. Durante o processo de composição, serão apresentadas técnicas de edição e mixagem de áudio com os softwares Pro-tools e técnicas de composição e manipulação de áudio digital com o software Reason. A oficina tem dois meses de duração (serão 16 encontros de três horas cada).

Animação em 3D

Oficina destinada à produção de animações em três dimensões, dividida em três módulos realizados ao longo do ano. Os módulos abarcarão diferentes conceitos e etapas da animação em 3D: criação de personagens, modelagem, renderização e finalização de animações. Cada módulo utiliza software-livre Blender e tem duração de três meses com duas aulas semanais de quatro horas cada.

Photoshop

Atividade prática destinada ao tratamento de imagens utilizando o software Photoshop. Diversas técnicas de produção visual e gráfica serão exercitadas em dois módulos anuais, desenvolvidos ao longo de 16 encontros de três horas cada.

Gimp

Atividade prática destinada ao tratamento de imagens utilizando o software livre Gimp. Serão dois módulos anuais com duração de 16 encontros de três horas cada, onde diversas técnicas de produção visual e gráfica serão exercitadas.

Final Cut

Atividade prática destinada ao exercício de técnicas de edição e finalização de obras audiovisuais, a ser desenvolvida por meio do software Final Cut. Serão dois módulos anuais com duração de 16 encontros de três horas cada.

Cinelerra

Atividade prática destinada ao exercício de técnicas de edição e finalização de obras audiovisuais, a ser desenvolvida por meio do software livre Cinelerra. Serão dois módulos anuais com duração de 16 encontros de três horas cada.

Agendamento das ilhas de vídeo

O Laboratório de Multimeios possui nove ilhas de edição de vídeo. São seis Minimac G4 e duas PowerPC G5, rodando o software Final Cut e um PC de sistema operacional Linux/Ubuntu, rodando Blender e Cinelerra. As ilhas podem ser solicitadas via agendamento na recepção do CCJ.

O cadastro dos interessados em participar das oficinas poderá ser feito na recepção do CCJ até o dia 15/2, de 3ª a sáb., das 10h às 20h, ou dom., das 10h às 18h. As inscrições para o Escuta e o agendamento das Ilhas podem ser feitas o ano todo. Mais Informações: [email protected]