Sexta-feira, 12, a iniciativa Plataforma dos Centros Urbanos, organizada pela Unicef, será apresentada no auditório da Secretaria Municipal de Justiça de São Paulo, no Páteo do Colégio, 184, a partir das 8h30.

O evento é aberto para gestores públicos, lideranças comunitárias e grupos de adolescentes A Plataforma dos Centros Urbanos tem como objetivo mobilizar os mais diversos setores e cidadãos da cidade, para que trabalhem juntos pela garantia dos direitos de cada criança e cada adolescente, sem deixar nenhum para trás. A proposta tem como foco principal os meninos e meninas que vivem em comunidades populares, buscando diminuir as desigualdades e ampliar o seu acesso a serviços e oportunidades já disponíveis em outras regiões da cidade.

O Encontro
A programação do encontro começa com uma apresentação lúdica da Plataforma dos Centros Urbanos. Conta com a colaboração de um grupo de atores amadores que participam da Casa de Cultura do M’Boi Mirim, do Nóis na Cena do Lajeado e do Teatro Vocacional. O grupo ajuda a contextualizar a proposta, aproximando-a da realidade das pessoas que vivem nos bairros populares. Em seguida, as equipes do UNIEF e do Instituto Sou da Paz, parceiro da iniciativa, orientam os participantes a formar grupos articuladores e se inscrever na Plataforma.

A Plataforma dos Centros Urbanos
Até 2011, a Plataforma dos Centros Urbanos promoverá um conjunto de ações em São Paulo, Itaquaquecetuba e Rio de Janeiro. A mobilização acontece de forma permanente. Metas relativas à cidade e às comunidades populares serão acompanhadas e comparadas ao longo do tempo, por meio de consulta a dados oficiais e de pesquisas de opinião e fóruns realizados com a própria população.