A Revista Veja São Paulo perguntou a 25 especialistas quais são, entre as 1 400 ONGs da cidade, aquelas que merecem receber seu donativo neste Natal e ao longo de todo o ano que vem. Entre as primeiras colocadas destaca-se a Ação Educativa, leia:

Ação Educativa
Pessoas atendidas por ano: 1 220 adolescentes da Fundação Casa. Atrai outras 17 000 pessoas para eventos como roda de samba, saraus, exposição de grafite e cursos de formação de educadores e lideranças sociais.
Contatos: www.acaoeducativa.org.br; 3151-2333

Mario RodriguesEducador da Ação Educativa

Créditos: Educador da Ação Educativa

Educador da Ação Educativa

Uma doação de 50 reais: imprime 100 exemplares da Agenda Cultural da Periferia

O circuito comercial de arte e cultura abrange espetáculos e mostras em 35 distritos do centro expandido. São Paulo, no entanto, tem 96 distritos e 70% de sua população vivendo na periferia. Diante dessa constatação, a ONG Ação Educativa criou a Agenda Cultural da Periferia. Nela constam eventos como o sarau da Cooperifa, com poesia e rap, e o Samba da Vela, às segundas-feiras na Casa de Cultura de Santo Amaro. Além de contribuir para que a cidade seja mais integrada, o guia tem outra importante função social: colabora para a reinserção de internos da Fundação Casa, antiga Febem. Neste ano, a Ação Educativa assumiu a coordenação das oficinas culturais oferecidas na instituição. A proposta é despertar os jovens para as atividades artísticas com as quais eles têm afinidade, como o grafite e o hip hop. Com autorização do juiz, alguns chegam a se apresentar em shows e saraus. "Até o ano passado, as saí-das eram só para assistir a peças de teatro e visitar museus", conta o coordenador do programa, Gildean Silva, mais conhecido pelo apelido de Panikinho, que aparece na foto ao lado.

Veja quais são as outras ONGs

As informações são da revista Veja São Paulo.