Produção brasileira de audiovisual e literatura pede atenção e incentivo

10% das produtoras brasileiras concentram 34% dos recursos destinados ao Audiovisual

O cinema brasileiro tem apresentado expansão significativa desde o final da década de 1990, em uma retomada iniciada com “Carlota Joaquina” (1995), “Central do Brasil” (1998) e “Cidade de Deus” (2002), ambos indicados ao Oscar em mais de uma categoria.

Apesar disso,o cinema independente nacional ainda sofre com a força das grandes produtoras, necessitando de incentivos para que desenvolva toda sua potencialidade e visibilidade.

Em um momento frutífero para o mercado cinematográfico nacional, cada vez mais empresas de grande porte tem dedicado recursos a projetos que contemplem alternativas fora do mainstream. Entretanto, o setor ainda precisa de reconhecimento e novos modelos de negócio. De acordo com matéria divulgada na Folha de S. Paulo em agosto de 2014, 10 produtoras concentram 34% dos incentivos para o audiovisual, e várias delas estão ligadas a um mesmo grupo.

“O cinema não é a única manifestação artística no Brasil que sofre com a força da grande indústria tradicional. As mídias impressas e digitais independentes, por exemplo, ainda encontram dificuldades para alcançar a visibilidade que tantas vezes merecem.” afirma Lucas Foster, consultor especialista em Economia Criativa e sócio da empresa ProjectHub.”Assim como o cinema, essas mídias estão em constante transformação com produções independentes que destacam os pilares dessa economia:empreendedorismo, diversidade cultural, inovação, sustentabilidade, inclusão social e, claro, criatividade”, complementa.

Literatura

Na Literatura, por sua vez, os números mostram um crescimento do setor, de acordo com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Dados divulgados pela organização afirmam que em 2012 o faturamento do setor foi de R$ 4,98 milhões, mas um aquecimento do mercado provocou um aumento no ano seguinte para R$5,35 milhões. É um crescimento de aproximadamente 7%. O número de títulos publicados cresceu de 57473, em 2012, para 62235, em 2013.

Levando isso em consideração, o Prêmio Brasil Criativo, idealizado pela Projecthub com o apoio do MinC, irá reconhecer trabalhos no campo de Audiovisual e Literatura, que abrangerá as categorias Cinema e Vídeo; Publicações e Mídias Impressas; e Publicações e Mídias Digitais. A premiação foi concebida para o desenvolvimento dos mercados criativos e consequente reconhecimento de seu importante papel na economia sustentável brasileira.

Cinema e Vídeo receberá as atividades ligadas a associação de som e imagem, e suas co-relações, por meio de produções artísticas, documentais, institucionais, jornalísticas, entre outras. Publicações e Mídias Impressas, por sua vez, contará com criação, pesquisa e redação de textos literários, documentos, notícias, livros e revistas que visem garantir o mais amplo acesso da população ao produto cultural gerado. Por fim, Publicações e Mídias Digitais trará conteúdo referente à soma das tecnologias e metodologias voltadas à comunicação que diferem dos tradicionais: televisão, rádio, imprensa, etc.

As inscrições para o Prêmio Brasil Criativo poderão ser efetuadas no site oficial www.premiobrasilcriativo.com.br, onde há o regulamento para consulta. Podem participar maiores de 16 anos, desde que o projeto ou empreendimento tenha comprovados três meses de consolidação das atividades.