Projeto Cores Vivas Cidade Tiradentes

divulgação
Graffitti do Cidade Tiradentes Cores Vivas

Com o objetivo de difundir o graffiti como arte e tirar o estigma de vandalismo, que nasceu com a pixação, a subprefeitura de Cidade Tiradentes lançou o Cidade Tiradentes Cores Vivas. A ideia do projeto surgiu a partir das aulas de graffiti de Kadu Credo, realizadas na Estação de Juventude. A Estação é um espaço destinado aos jovens da comunidade, onde Kadu reúne os alunos com os grafiteiros da região para desenhar alguns muros da região.

Além de fomentar o graffiti, o subprefeito Renato Barreiros explica que o projeto também tem a finalidade de expor e divulgar os trabalhos dos grafiteiros do bairro no centro da cidade. “Muitas vezes, o trabalho dos artistas fica muito limitado a Cidade Tiradentes. Pretendemos com as exposições levar estes trabalhos ao centro de São Paulo e tentar reverter à imagem ruim que o bairro tem”.

Outro trabalho importante que o Cores Vivas tem realizado é o Caminhão Antipichação. O professor Kadu ministrou uma palestra aos funcionários dos caminhões que limpam os muros da cidade. Durante a palestra, ele focou na história do graffti e na diferença entre arte urbana e pixo, Para completar, o caminhão agora virou parceiro dos grafiteiros: “no final do ano passado rolou a primeira experiência com o Jato Grafite, que é a utilização do transporte para desenhar nos muros da cidade”, conta Renato.

O primeiro trabalho com o Jato a Grafite foi a pintura da bandeira do Brasil, reproduzida em vários muros para a Copa do Mundo, e depois a mensagem de Ano Novo. “Estamos aprimorando a técnica, pois o material do caminhão antipichação (cal com corante) é muito diferente da tinta dos Sprays,” explica o subprefeito.

O próximo encontro está previsto para o dia 21 de Abril em comemoração ao 26º aniversário de Cidade Tiradentes e o trabalho do Cores Vivas está em exposição no Mercado Mundo Mix.