10 dicas para mulheres que viajam sozinhas

“Eu vou dar a volta ao mundo sozinha por um ano”’. Se você já disse essa frase pelo menos uma vez na vida, se você não tem medo do mundo e sabe que, com algumas prevenções é possível aproveitar e curtir a viagem em segurança. Aproveitando o Dia Internacional da Mulher, o blog Embarque Aqui preparou 10 dicas cruciais para mulheres que querem viajar sozinhas.

1 – A confiança é a chave

Não tenha medo de explorar o desconhecido. Mesmo quando você está perdida ou com algum tipo de problema, permaneça firme e atenta isso é muito importante. Apenas lembre-se que tudo vai ficar bem no final, as vezes a solução está  mais próximo do que você possa imaginar. Mas não se preocupe e não tenha medo isso tudo faz parte do desafio de viajar sozinha.

2 – Seja como os locais

Uma coisa é pensar e agir como um local, mas é outra a se vestir como um. Se você realmente quer se misturar, não se esqueça de observar o visual dos outros ao seu redor, como estão vestindo e seguir o exemplo. Embora possa ser quente e úmido para você na primavera em Hong Kong, em breve você vai notar os moradores vestindo calças e / ou uma jaqueta. Se você não quer parecer turista, se misture na multidão se vestindo como eles.

3 – Vá até onde você precisa ir antes do anoitecer

Quando você está viajando por um longo período sozinha, muitas vezes é difícil manter o controle do tempo a cada dia. Mas a regra de ouro para as mulheres que viajam sozinhas deve ser de sempre chegar ao seu destino antes do anoitecer. Dessa forma, você pode garantir que você: A) sabe onde está e como é o bairro, B) pode comprar alguns suprimentos de emergência caso seja necessário antes que fique escuro, e C) não estará andando pelas ruas com toda a sua bagagem e sendo um alvo turista, sem que perceba.

4 – Tenha um plano B

Não há nada de errado em ter um plano A, plano B, plano C, D, E e F. Pode ser quem em algum momento da viagem você não encontre um hotel exatamente igual ao que estava nas fotos da internet, caso isso aconteça e você não se sinta segura em ficar por lá não tenha medo, vá até a recepção converse com os atendentes, diga como se sente e que vai precisar ir para outro hotel. Em muitos lugares quando isso acontece, não é cobrada nenhuma taxa de cancelamento por isso. Por isso, confie em seus instintos e nunca sacrifique sua segurança, nesse caso opte sempre pelo plano B.

5 – Não vá para balada/ bares ou festas sozinha

Sim, isso pode parecer óbvio para você, mas para algumas pessoas isso deve ser lembrado. Quando você está sozinha ir para balada ou festas pode se tornar um problema, pois poderá se tornar vulnerável por estar sozinha. Por isso, aproveite muito durante o dia e descanse bem a noite! Caso você visite uma cidade que você conheça alguma pessoa, aproveite para sair e curtir a noite, mas nunca se esqueça de que você está sozinha e precisa cuidar de si. Caso você faça amigos ao longo da viagem, saia um pouco, mas conheça muito bem os seus limites para não se meter em encrenca.

6 –  Esteja atenta as coisas e pessoas que te cercam 

Quando você viajar sozinha, é importante lembrar que você só a sua segurança e de seus pertences está em suas mãos. Isso pode ser muito difícil às vezes, mas é importante não arriscar. Quando você estiver em locais públicos, não se esqueça de manter o sua bolsa ou mochila a frente do seu corpo. Todos esses cuidados podem parecer um pouco exagerados, mas eles vão te prevenir de alguns acontecimentos inconvenientes que podem acabar com sua viagem. Acredite, seguindo elas você não terá problemas.

7 – Aprenda a ficar sozinha

Se você estiver viajando por um longo período sozinha, você terá que lidar as vezes com a solidão. O que é uma ótima notícia, porque isso não é o fim do mundo! Depois de um tempo você aprenderá a lidar com suas emoções e saberá o que fazer e como lidar quando você está sentindo saudades de casa, sem companhia de outras pessoas ou simplesmente quando está cansada de seus próprios pensamentos. Isso tudo faz parte do desafio que você aceitou ao deixar sua casa para essa nova aventura!

8 – Deixe sua marca

As redes sociais –sempre com prós e contras– podem ser uma ótima ferramenta quando se viaja sozinho. Um check-in simples em um novo local ou um upload de foto irá manter sua família e amigos atualizados sobre o seu paradeiro e fazendo com que eles curtam a viagem com você. Antes de sair de casa, combine com eles uma regularidade das informações que enviará para eles, pois assim se você não puder mandar notícias eles não ficarão preocupados.

9 – Tenha uma saída

Em caso de emergência, tenha sempre uma “segunda pessoa”, isso mesmo outro nome e outra história de vida. Esta é uma versão falsificada de si mesmo que você terá uma história de backup em caso de extrema emergência. Imagine que você saiu para almoçar e um homem de meia-idade assustador (você vai encontrar muitos daqueles) pergunta de onde você é e quanto tempo você está na cidade. Você, obviamente, não quer aproveitar a chance de convidar uma conversa com ele, então você vai ter que pensar rápido – e ser convincente ao mesmo tempo. Um simples “Eu estou apenas de visita para o dia com o meu namorado que está em algum ali do lado!”. Dessa forma você evitará qualquer conversa indesejada e você poderá continuar sua viagem sem problemas, porque sua segurança está sempre em primeiro lugar!

10 – Aproveite cada segundo

É muito importante lembrar que esse é um momento seu. Por mais que o mundo seja grande e um medo possa surgir, não deixe que ele tome conta de você! Tenha uma meta e não deixe ninguém atrapalhar seu sonho. Uma viagem a longo prazo exige planejamento, cuidado e muita paixão, mas isso é só o começo da melhor fase da sua vida! Aproveite e não tenha medo, por mais que existam algumas (poucas) pessoas ruins no mundo tenha certeza que existem muito mais, mas muito mais pessoas boas e maravilhosas que passarão por você na sua jornada e você nunca mais esquecerá.