Rede_Catraca_CatracaLivre11101462

Créditos: Rede_Catraca_CatracaLivre11101462

O Hi-Mundim fez uma lista com dez prainhas às margens de alguns rios na região de São José do Rio Preto, noroeste de São Paulo, para você visitar. Dá uma olhada!

SANTA FÉ DO SUL

[img class="wp-image-812112 size-full" src="https://catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2015/02/hi-mundim-Santa_fe-Aguas_claras-e1424892060217.jpg" alt="Prainhas" width="300" height="201" ]

Santa Fé do Sul / Divulgação[/img]

A cidade é é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo. Fica a 18 km do encontro dos rios Grande, divisa natural SP/MG, e Paranaíba, divisa natural MS/MG, onde ocorre a formação do rio Paraná, reservatório da Hidrelétrica de Ilha Solteira.

Atrai turistas em busca de pesca esportiva, que vão atrás do tucunaré e apaiari. Tem passeios náuticos em balsa, barco, lancha e campeonatos de jet-ski. É conhecida como “Capital dos Grandes Lagos”. Lá, visite o Parque Ecoturístico das Águas Claras, a Mata dos Macacos e o Museu a Céu Aberto (Bela Vista).

Distância de São José do Rio Preto – 189 km
Distância de São Paulo – 626 km
Informações – http://www.santafedosul.sp.gov.br

ILHA SOLTEIRA

Ilha Solteira foi uma das poucas cidades planejadas do Brasil. Nasceu para abrigar os trabalhadores da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira. Fica próxima à divisa de São Paulo com o Mato Grosso do Sul. É um ilha fluvial no rio Paraná, com boa estrutura para esportes náuticos nas praias artificiais Maria e Catarina. Praticantes de pesca esportiva vão até lá atrás de pacus e tucunarés. Se gosta de andar de bike, a cidade tem boa estrutura para isso, é plana e com grandes avenidas.

Distância de São José do Rio Preto: 225 km
Distância da capital: 664 km
Informações: www.ilhasolteira.sp.gov.br

BURITAMA

No início, em 1, a cidade se chamava Palmeiras. Dois anos depois, ganhou o nome de Buriti. Somente em 1927, passou a chamar-se Buritama, que significa terra dos buris, uma espécie de palmeira.

Lá, visite o Parque Turístico João Simão Garcia, a “Prainha”. Ela possui ranchos de veraneio às margens do Rio Tietê, no reservatório da Usina Hidrelétrica Nova Avanhandava. Outra dica é fazer um passeio a bordo do barco Odisseia, com capacidade para 500 pessoas, com restaurante, boate e área livre. A cidade é famosa por promover torneios de pesca de tucunaré.

Distância de São José do Rio Preto: 100 km
Distância de São Paulo: 548 km
Informações: http://www.buritama.sp.gov.br/

ADOLFO

Adolfo faz parte do Circuito Noroeste Paulista. Tem uma prainha muito bem cuidada e com boa estrutura para camping. Ela está localizada às margens do rio Fartura e conta com 70 quiosques. Se gosta de esportes náuticos e pesca é um bom destino.

Distância de São José do Rio Preto: 60 km
Distância de São Paulo: 482 km
Informações: http://www.adolfo.sp.gov.br/Portal

MENDONÇA

Mendonça fica a 10 quilômetros de Adolfo. Então, se for a uma delas, visite a outra também. Assim como a sua “vizinha”, tem boa estrutura e até um clube com piscina. suas atrações são a praia da Barra e Mata Santa Maria.

Distância de São José do Rio Preto: 50 km
Distância de São Paulo: 482 km
Informações: http://www.mendonca.sp.gov.br/

UBARANA

Curiosidade: o nome do local surgiu a partir de uma lenda amazônica que fala de um peixe comprido, dourado e que nadava contra a correnteza, o tabarana. Em Ubarana, vale a pena visitar a represa Mário Lopes Leão, o lago Gentil Moreira e capela São Pedro. A prainha está localizada no rio Fartura, um afluente do rio Tietê. Tem quiosques e gramado para barracas de camping. Como as outras prainhas, é muito arborizada.

Distância de São José do Rio Preto: 57 km
Distância de São Paulo: 506 km
Informações: http://www.ubarana.sp.gov.br/

SALES

É um dos destinos mais famosos quando o assunto é prainha às margens de rio doce. Fica às margens do córrego do Cervinho, afluente do rio Tietê. São três prainhas: do Torres, do Richelieu e Prainha. Dica gastronômica: prove o peixe assado na folha de bananeira. Aqui, o peixe pode ser pacu, tucunaré ou tilápia.

A Praia do Torres é o xodó turístico de Sales. Foi batizada pelos turistas de “paraíso”. São 23.958 m2 de pura natureza, às margens do rio Tietê, a 11 km do centro da cidade. . Tem boa estrutura, quiosques com churrasqueiras, bar e restaurante, estacionamento, área de camping, minicampo, sanitários.

Prainha do Cervinho, ou Prainha, fica a 2 km da área central, às margens do rio Cervinho. O local tem lanchonete, churrasqueira, quiosques, área de camping arborizada e sanitários. O rio Cervinho tem 8 km de extensão por 600 metros de largura. É apropriado para prática de esportes como jet sky.

Praia do Richelieu tem areias naturais do rio Tietê. É o terceiro grande investimento turístico de Sales e promete ser, talvez, o mais sofisticado. Tem centro de eventos com praça de alimentação, palco para eventos, lojas de conveniência e quiosques, área de camping, minicampo, estacionamento e um mirante, de onde, enquanto bebe, come e conversa, o turista poderá apreciar as belezas naturais da região.

Distância de São José do Rio Preto: 80 km
Distância de São Paulo: 463 km
Informações: http://www.sales.sp.gov.br/

BARBOSA

Em Barbosa, a prainha fica às margens da represa Nova Avanhandava, no rio Tietê. Possui quiosques com churrasqueiras, vestiário, estacionamento.

Distância de São José do Rio Preto: 83 km
Distância de São Paulo: 531 km
Informações: http://www.barbosa.sp.gov.br/

PEREIRA BARRETO

A prainha artificial de Pereira Barreto fica às margens do rio Tietê. A praia Por-do- tem boa infraestrutura e possui águas limpas e cristalinas. Fica no reservatório da usina hidrelétrica de Três Irmãos. A praia ganhou esse nome pelo visual exuberante de suas tardes. São 328 metros de areia. No local os turistas contam com lanchonetes, quiosques com churrasqueira, pia, mesas e bancos de concreto e até pista de skate.

Distância de São José do Rio Preto: 189 km
Distância de São Paulo: 639 km
Informações: http://www.pereirabarreto.sp.gov.br/

FRONTEIRA

Em Fronteira, já em Minas Gerais, uma dica é visitar o camping Barra do Monjolo, às margens do rio Grande. Além de quiosques e estrutura para camping, o lugar oferece ótima comida e bebida. Ah! e não se esqueça da trilha para a cachoeira. Para aqueles que curtem um passeio de barco, há opção de alugar embarcações.

Distância de São José do Rio Preto: 63 km
Distância de São Paulo: 516 km
Informações: https://www.facebook.com/camping.barradomonjolo

O Hi-Mundim é um site sobre dicas de turismo.

Imagem Autor

Sou jornalista e tenho o site de turismo, aventuras e gastronomia, Hi-Mundim - www.himundim.com.br

+ posts do autor

Rede Catraca Livre

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.