30 roteiros para quem gosta de aventura

Essa é para quem gosta de viajar e se aventurar. Separamos os principais destinos que todo o aventureiro precisa conhecer. São diferentes regiões que permitem a prática de diversas modalidades de esporte ao ar livre, como travessias, mergulho, exploração de cavernas, rapel, montanhismo, entre outros. Conheça as principais delas:

Foz do Iguaçu (PR)

Além dos brasileiros, argentinos e paraguaios que dividem a região da Tríplice Fronteira, Foz do Iguaçu é visitada por gente dos mais diversos cantos do planeta. Atraídos pelas Cataratas do rio Iguaçu, um conjunto de 275 quedas d’água que chegam em 90 metros, os turistas se encantam com o visual de tirar o fôlego.

Bonito (MS)

Considerado o melhor destino de ecoturismo do Brasil, Bonito está localizado na região sudeste do Mato Grosso do Sul e guarda paisagens excepcionais. Entre os principais atrativos da região estão banhos em cachoeiras, trilhas, passeios de bote, observação da fauna aquática em rios de águas cristalinas, e para os mais corajosos o Abismo Anhumas, que possui um rapel com 72 metros de altura em uma fenda que da acesso até um lago de águas calmas onde é possível praticar mergulho.

 

Chapada dos Veadeiros (GO)

Localizada no coração do Estado de Goiás, a Chapada dos Veadeiros reserva diversas cachoeiras, cânions, vales e piscinas naturais. Tamanha beleza fez com que o Parque Nacional se tornasse Patrimônio Mundial da Unesco.

Serra do Roncador (MT)

Formada por chapadas, uma impressionante fauna e flora e cercada por mais de 100 cachoeiras, a Serra do Roncador fica à 500 km de Cuiabá e se estende até o Estado do Pará, na Serra do Cachimbo. A região reserva diferentes opções para quem gosta de aventura. Uma delas operada pela Roncador Expedições, é o passeio de jipe, a melhor maneira de contemplar as melhores paisagens da região.

Chapada Diamantina (BA)

A Chapada Diamantina é um prato cheio para quem gosta de aventura. Cobiçado pelos amantes do trekking, o Parque Nacional tem atrações que extrapolam seus limites e se espalham por cidadezinhas que tiveram seu apogeu no final do século 19.

Península de Maraú (BA)

A Península de Maraú fica na Costa do Dendê, ao sul da Bahia, entre Morro de São Paulo e Itacaré. São mais de 40 km de praias praticamente desertas, na maré baixa formam-se dezenas de piscinas naturais lotadas de peixes que surgem entre os arrecifes. Na praia de Taipu, considerada uma das mais belas do Brasil é possível fazer mergulhos noturnos com lanternas para observar a fauna marinha.

Fernando de Noronha (PE)

Formado por 21 ilhas e pertencente ao estado de Pernambuco, o arquipélago de Fernando de Noronha chega a ser escandaloso de tão bonito. A vegetação abundante e as águas azuis cristalinas formam cenários cinematográficos, e são o habitat de várias espécies de tartarugas, tubarões, cardumes de peixes coloridos e golfinhos.

 

Lençóis Maranhenses (MA)

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses possui 155 mil hectares de dunas com até 40 metros de altura, e incontáveis lagoas com variações de cores nos tons de azul e verde. No centro do parque há apenas duas comunidades com poucas famílias, Baixa Grande e Queimada dos Britos, que podem ser visitadas através do treeking de 4 dias atravessando o parque.

Amazônia

Conhecida como o pulmão do planeta, a Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo e possui 60% da sua área só no Brasil. Estima-se que há cerca de um milhão de espécie de animais e vegetais só nessa área, o que representa a metade das espécies em todo o planeta. Para quem quer se aventurar pela região, os passeios da Amazon Tree Climbing contemplam as mais variadas atrações –desde trilhas na mata fechada, acampamentos na selva, banhos em cachoeiras e rios, observação de animais, a visitas em comunidades indígenas.

 

Jalapão (TO)

Pouco conhecido, o Parque Estadual do Jalapão é afastado e de difícil acesso. Apesar do isolamento e do clima de deserto, a região está entre as mais bonitas do país graças à vida e às cores que emanam da natureza. No meio da paisagem correm lobos-guarás e veados-mateiros, enquanto longínquas estradas de muita terra levam a verdadeiros oásis cercados por cachoeiras, poços de águas verde-esmeralda e dunas gigantescas.

Petar (SP)

O Petar (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) é considerado uma das Unidades de Conservação mais importantes do mundo. Localizado no extremo sul de São Paulo, o parque abriga a maior fração de Mata Atlântica preservada do Brasil e mais de 300 cavernas. É considerado hoje um patrimônio da humanidade, reconhecido pela Unesco. Para você que deseja explorar um pouco mais da região indicamos a agência Parque Aventuras, receptivo que se tornou referência no segmento de turismo de aventura.

 

Ilha Grande (RJ)

A Ilha Grande é um dos pontos mais visitados do Rio de Janeiro, localizada na famosa Costa Verde, a ilha paradisíaca fica em Angra dos Reis. O local oferece diversas atrações como trilhas, praias desertas, cachoeiras e mirantes. Um dos cartões postais da Ilha é a praia do Aventureiro, um lugar calmo com estrutura rústica, que atraí turistas do mundo inteiro.

 

Veja a lista completa aqui.