Até a metade do século 20, Dubai era só uma vila de pescadores

O Dubai Museum é um passeio essencial para aqueles que gostam de entender as origens dos países ou regiões que visitam.

Localizado na Al Fahidi Fort, no bairro de Deira, o museu oferece um vislumbre histórico do passado de Dubai e um divertido passeio para os visitantes. O forte, oficialmente transformado em museu em 1971, foi construído por volta de 1787 e, como o próprio nome indica, tinha propósito principal de proteger a cidade de inimigos que se aproximavam por terra.

Passada a bilheteria, onde você pode adquirir o seu ingresso por apenas 3 AED (cerca de R$ 2,56),  você encontra um pátio central com canhões de bronze, pequenos barcos de pesca de madeira e uma réplica de uma habitação tradicional, que mostra como a maioria dos moradores viviam até a metade do século XX. Seguindo, por trás das pesadas portas de madeira entalhadas,  que dão acesso as áreas laterais da fortaleza, você encontra expostos instrumentos e armas artesanais.

Na área das galerias, há uma rara coleção de itens históricos variados, além de dioramas (aqueles cenários típicos de museus) que mostram como era o cotidiano no Emirado. Tudo com o intuito de proporcionar aos visitantes uma verdadeira imersão e, assim, ajudar a entender como a vida mudou completamente por aqui em tão pouco tempo.

No local você aprende que as torres de vento, presentes até hoje em muitas construções, eram fundamentais para manter a temperatura agradável dentro de casa. Afinal, elas captam o vento, não importa em que direção, e trazem ar fresco pra dentro de casa e forçam a saída do ar quente.

Para quem está acostumado com os grandes museus europeus, o Dubai Museum pode parecer um pouco singelo. Porém, é um passeio bacana, relativamente rápido e bastante informativo, pois a ideia aqui é conseguir visualizar o longo caminho que Dubai teve que percorrer para chegar ao horizonte futurista que apresenta aos turistas hoje em dia.

O destaque para muitos será a seção de arqueologia final, que apresenta achados de assentamentos antigos em Jumeirah, Al Qusais e outros sítios arqueológicos locais, que se acredita serem de civilizações estabelecidas aqui entre 2000-1000 aC. Não perca a grande galeria bem iluminada em frente à loja de presentes, com suas exposições de artefatos desenterrados dos numerosos sítios na área.

Quer saber mais sobre Dubai? Visite a página www.destinodubai.com.br e siga as nossas redes sociais www.facebook.com/destinodubaiinstagram.com/destinodubaibr e twitter.com/destinodubaibr