Cancún, destino para todos os gostos e bolsos

Cancún é uma cidade para todos os tipos de viajantes e se tornou um dos centros turísticos mais importantes do México. A cidade é repleta de atrações para famílias, crianças, casais em lua de mel e também para os solteiros. São 22 km de praias com um mar incrível, cidades maias super preservadas como Tulum e Chichen Itza, parques temáticos  cheios de espetáculos, uma estrutura hoteleira de primeira e o melhor… dias lindos e clima de verão praticamente o ano inteiro.

Como chegar

Saindo do Rio ou São Paulo, diversas cias aéreas fazem esse trajeto mas somente a TAM tem voo direto, as demais fazem conexões na Cidade do México, Panamá, Lima ou Bogotá! Eu viajei pela Copa Airlines e fiz uma conexão na cidade do Panamá, aliás o Duty Free do aeroporto do Panamá é considerado um dos melhores do mundo, é enorme, com uma variedade bem grande de produtos e ótimos preços ( leia-se ótimos preços num passado não tão distante, quando o dólar ainda era amigo).

Chegando no aeroporto internacional de Cancún, você terá diversas opções de transporte mas acho que o ideal é contratar um transfer. Os ônibus não são tão práticos, já que não passam pela zona hoteleira, é necessário ir até o terminal rodoviário no Centro da cidade e de lá pegar outro ônibus que passe pela zona hoteleira. Caso prefira ir de táxi, contrate um ainda dentro do aeroporto pois os preços são tabelados. Do lado de fora do aeroporto terão diversos táxis te abordando e negociando o preço mas vários deles fazem o esquema de “lotação”, preste atenção caso não queira isso.

Eu optei em contratar um transfer do próprio hotel por achar mais cômodo, no caso, o hotel que eu fiquei tem uma rede com várias unidades pela zona hoteleira e tive que passar por alguns deles antes de chegar finalmente no meu mas ok, ainda assim achei que valeu!!

Onde ficar

Não hesite em escolher a Zona Hoteleira, lá estão os melhores hotéis, resorts, praias, restaurantes, shoppings e baladas. Na verdade a Zona Hoteleira é uma grande avenida e tem o formato parecido com um 7, e qualquer lugar que você escolher seu hotel nessa área vai valer a pena. Só para você se orientar… os restaurantes ficam próximos ao Km 12 e as baladas próximo ao km 9 dessa avenida, se fizer questão de ficar perto de algum deles já sabe por onde procurar seu hotel mas tanto de carro quanto de ônibus é bem tranquilo e rápido circular por essa região e caminhar a pé não é tão comum e nunca será tão próximo independente do hotel que você escolha.

A maioria dos hotéis são voltados para o mar e tem o sistema all inclusive, que particularmente não acho que valha tanto a pena, a não ser que sua intenção seja não sair do hotel, do contrário, Cancun tem muuuuuita coisa pra conhecer e passeios para fazer tanto de dia quanto de noite e conciliar com os horários das refeições dos hotéis não será tarefa fácil.

Outra opção e também mais barata é ficar no centro da cidade, confesso que não achei nada de atrativo nessa região quando andei por lá, digamos que é uma Cancún bem diferente da parte turística que se concentra toda na Zona Hoteleira, sem falar na dificuldade em aproveitar a praia, já que boa parte de sua extensão fica virada para os hotéis na Zona Hoteleira. Uma opção é aproveitar o sol em Playa Tortugas (da onde saem os barcos para Isla Mujeres) lá o mar é bem calminho e fica lotada na alta temporada.

Transporte

Uma vez hospedado na zona hoteleira, a facilidade de transportes para ir a shoppings, restaurantes e baladas é enorme!! Os ônibus são a melhor e mais barata opção, US$ 1 a passagem e rodam 24 horas, inclusive é super comum ir e voltar da balada de ônibus que, sem dúvida, irá te deixar na frente de seu hotel.

Outra opção são os táxis, que provavelmente já estarão na porta de seu hotel mas dependendo de qual Km você está hospedado, fica caro. Do meu hotel, Oasis Cancun, que fica no km 16,5 (faço resenha dele em breve) até o km 9,onde ficam as baladas dava em torno de US$ 20.

E alugar carro vale a pena ?? Se você tem poucos dias e sua ideia é apenas rodar por Cancún ou ir até Isla Mujeres, não!! Necessidade nenhuma de carro! Qualquer lugar que você queira ir nessa região é facilmente acessível de ônibus ou táxi. Aliás, tem um ponto de ônibus em frente a Playa Tortugas, de onde saem os barcos para Isla Mujeres. Caso queira conhecer as cidades da Riviera Maia (Tulum, Chichen Itza…), Playa del Carmen ou Cozumel, alugar um carro é, sem dúvida, o mais recomendável, até porque as estradas são ótimas e o aluguel é barato. A não ser que você realmente goste de excursões, o custo-benefício de alugar um carro e ter liberdade vale muito mais a pena.

Quando ir

Praticamente o ano inteiro, considerando que o clima é ótimo tanto no verão quanto no inverno. Aliás, a alta temporada em Cancún é justamente no inverno, entre dezembro e fevereiro com dias lindos, muito sol, temperatura em torno dos 30ºC e noites mais fresquinhas. Essa, sem dúvida, é a melhor temporada para conhecer e aproveitar a cidade.

Em março, o clima também é ótimo, e foi exatamente quando eu fui e amei mas caso você não esteja em busca da cidade lotadaaaaaaa de jovens bêbados e zoando tudo, nem pensem em ir nesse mês, pois todo ano durante o mês de março acontece o Spring Break, maior festa dos colégios e faculdades americanas e canadenses, e nem preciso dizer que a galera sai em peso do frio do hemisfério norte pra curtir e muito as praias e festas em Cancún.

A temporada dos furações vai de junho até novembro, e os meses de setembro e outubro são os mais propícios a isso, até porque são os meses que mais chove por lá. A probabilidade de você achar diversas promoções em passagens aéreas e em hotéis nesse período é enorme (na verdade, as promoções são tentadoras) mas cuidado pra não entrar numa fria e passar seus tão sonhados dias na praia dentro do hotel comendo nachos e tomando piña colada, rs.

Imperdível

  • Nadar com golfinhos – diversos parques oferecem essa atração, escolha o que melhor se encaixa na sua programação. Eu fui no Dolphin Discovery em Isla Mujeres e super recomendo;
  • Não deixe de ir a pelo menos um parque aquático –os mais famosos são Xcaret, Xplor e Xel-Há;
  • Conheça um cenote – são diversas grutas espalhadas pela Riviera Maia e uma mais incrível que a outra. Os mais conhecidos são Dos Ojos, Gran Cenote e Ik Kil –-eu fui nesse último que fica na estrada sentido Chichen Itza, achei o lugar incrível mas lotado de turistas, o que sinceramente, tirou bastante a beleza do lugar. Se programe para chegar lá cedo, antes que os primeiros ônibus de excursões tomem conta do parque;
  • Chichen Itza é uma das novas maravilhas do mundo e foi a capital do povo maia. A cidade é super bem conservada e a piramide de Kukulcán é incrível, vale muito a visita;
  • Passe um dia em Playa del Carmen, o balneário é uma delícia e bem mais aconchegante que Cancun, se gostar de agito fique próximo ao Mamitas Beach Club, na praia, que sempre rola djs e uma galera animada por lá.
  • Falando em agito, a Coco Bongo é uma das boates mais famosas do mundo e perfeita para um público de todas as idades com seus shows performáticos e divertidos. Se está a procura de uma balada de verdade, não deixe de conhecer a Palazzo (pra mim a melhor de Cancun) ou a The City ( a maior da America Latina).

Em parceria com Nós Na Trip