Como fazer a mala: dicas e macetes pra você não perder tempo!

Por: Catraca Livre

Escolhendo a mala: O número máximo permitido de malas despachadas é 2, logo, leve no máximo 2 malas para não ter que pagar excesso. Uma boa dica é levar uma mala pequena dentro de uma média, assim você viaja sem muita tralha na ida e tem espaço de sobra na volta para eventuais compras. Se você não tem um conjunto de malas que caiba uma dentro da outra, pode optar por levar uma mala estilo sacola de viagem dobrada dentro da mala maior.

Na mão: Preferimos viajar com mochila ao invés de mala de mão, pois assim ficamos com as mãos liberadas e é mais fácil manusear documentos, carregar malas, e se locomover por transporte público no destino final. Além da mochila, usamos também uma bolsa para levar os objetos mais importantes.

Ítens importantes na mala (ou mochila) de mão:

  • 1 muda de roupa (só quem já teve mala perdida sabe dar a valor a uma roupa limpa na mala de mão!)
  • Pijama
  • Se você tem nojinho (como eu!), um par de chinelos
  • Para viagens no frio, acessórios de frio – luva, gorro, casacão, roupas térmicas
  • Itens básicos de higiene (considere a possibilidade de sua mala ser extraviada)
  • Eletrônicos (carregadores, câmera, cartões de memória, fone de ouvido etc)
  • Guia/ dicas de viagem

Ítens importantes na bolsa:

  • Remédios de uso diário
  • Escova e pasta de dente e outros itens de higiene que você vá usar durante o vôo. Há 3 itens que considero indispensáveis para voar por conta do ressecamento causado pela pressurização da aeronave: água termal, rinosoro e hidratante labial
  • Documentos para check-in
  • Dinheiro (brasileiro e estrangeiro)
  • Artigos de entretenimento: iPad, iPod, celular, livros, palavras cruzadas ou seja lá qual for a sua diversão de viagem
  • Caderninho ou diário de viagem para anotações de planejamento

Dica importante: coloque sua bolsa embaixo do assento à sua frente, com itens que vai precisar durante a viagem, para não ter ter que levantar e atrapalhar outros passageiros.

Quantidade de roupas: A mala pequena pode te ajudar a medir a quantidade de roupas que você está levando: cabe tudo dentro dela? Ótimo. E isso vale para uma viagem de uma semana ou vinte dias. Não coube tudo? Reconsidere, com certeza tem coisas que você pode deixar de lado. A mala grande é um exagero, difícil de carregar e, por caber o mundo dentro dela, eventualmente ela terá mais que o peso permitido pelas companhia aéreas (e você terá que desembolsar uma grana ou abrir a mala no meio do aeroporto para tirar os quilos extras).

Dica importante: sempre tenha espaço de sobra na mala. As roupas usadas ocupam mais espaço do que as roupas limpas e dobradas. E, claro, pelo menos alguns souvenirs você vai comprar na viagem…

Arrumando a mala: Há muitos hotéis mundo afora com quartos minúsculos e conseguir abrir as malas pode ser um desafio quase impossível! Levamos nossas roupas em sacos transparentes para facilitar a arrumação das roupas nos hotéis. Um saco para blusas, outro para casacos, outro para roupas íntimas, tudo setorizado para facilitar na hora de preparar os looks no mini quarto. No quarto, tire os saquinhos da mala e empilhe-os onde der: prateleira, escrivaninha, armário. Tudo fica mais organizado e é mais fácil de ver tudo o que tem para usar, sem ter que abrir e fechar mala todos os dias. Em viagens longas e/ou com muitas paradas essa dica poupa muito tempo na hora de fazer/ desfazer mala! Para ganhar espaço na mala, aproveite os sapatos para colocar meias ou outros acessórios dentro.

Dica importante: leve os remédios básicos que você está acostumado a tomar: diarreia, gripe, dor muscular, nariz entupido. Procurar remédios em outro país sem saber nomes pode não ser tarefa fácil!

Diferencie sua mala: lenços, capas personalizadas, etiquetas de mala coloridas, não importa, use algo que diferencie sua mala. Vai ser fácil reconhecê-la na esteira e mais fácil de não confundirem sua mala com outra.

Quer mais dicas de viagem? Acesse o nosso blog: Freitas para o Mundo!