Conheça nove atrações imperdíveis em Bonito (MS)

Por: Catraca Livre

Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um dos destinos de ecoturismo mais completos que existem, pela alta variedade de tipos de passeios: flutuações e mergulhos em águas transparentes, cachoeiras, grutas, cavernas, balneários, arvorismo… Você encontra de tudo por lá!

Trazemos abaixo nove atrações espetaculares que você pode fazer na região. Variamos bastante o estilo dos passeios e com certeza alguns deles irão te agradar.

1 – Flutuação na nascente do rio Sucuri

Com as águas mais cristalinas do Brasil e a terceira mais cristalina do mundo, o rio Sucuri proporciona uma flutuação que traz uma grande variedade de peixes e vistas surreais. Deixe-se levar pela suave correnteza do rio, enquanto o guia os acompanha de barco para qualquer ajuda que venha ser necessária.

Não se preocupe com o nome do rio: você dificilmente encontrará uma sucuri durante o passeio! O nome do rio se deve ao seu formato sinuoso.

A fazenda ainda possui passeios de bike, quadriciclo e a cavalo, além de piscina e, definitivamente, o melhor almoço que tivemos durante a viagem (peça para incluírem a refeição no pacote –realmente vale a pena).

O passeio ao todo dura entre 2 e 3 horas.

2 – Gruta do Lago Azul

Localizada a 19 km do centro da cidade, esta gruta é considerada o cartão-postal de Bonito, devido a sua beleza. Antes mesmo de descer seus 200 degraus, você já presencia uma grande obra da natureza: a abertura de aproximadamente 40 m de diâmetro nos leva a um pequeno lago com a tonalidade azul mais incrível que este grupo já presenciou.

Infelizmente, não se pode nadar no local… Mas existem estudos para abri-lo para mergulhos com cilindro.

O passeio, entre chegar no local e sair da gruta, leva entre 1 e 2 horas.

 

3) Parque Ecológico rio Formoso

O local é praticamente um resort, e fica pertinho do centro da cidade: apenas 7 km!

Lá, você pode passar o dia nadando livremente em um lago com stand-up paddles, caiaques, pedalinho e uma tirolesa, além de poder fazer cavalgada e flutuação… Mas o passeio mais legal acontece no rio Formoso: o boia-cross! Nele, você sobe em uma boia e passa por corredeiras, pequenas cachoeiras e quedas d’água –tudo com segurança e uma equipe muito bem preparada!

 

4 – Cachoeira Boca da Onça

A 60 km de Bonito, na cidade de Bodoquena (MS), você encontrará a mais alta cachoeira do estado de Mato Grosso do Sul: a Boca da Onça, com seus imponentes 156 metros.

Em uma trilha de aproximadamente 4 km, passando por cachoeiras e piscinas naturais ao longo do rio Salobra, você entra em contato com a natureza e ainda mergulha no incrível Buraco do Macaco.

Após a longa caminhada, você ainda encontra um fabuloso almoço para matar a fome de leão… Ou seria de onça?

 

5 – Aquário Natural

A apenas 8 km do centro de Bonito, há uma das melhores opções de flutuação da cidade: o Aquário Natural!

Feito no Rio Baía Bonita, o passeio dura 2 horas e meia (aproximadamente 40 minutos de flutuação) e realmente nos faz pensar que estamos dentro de um aquário – desenhado e colorido pela própria natureza.

A adaptação ao equipamento (snorkel) é fácil, feito na piscina da sede, e um barco de apoio acompanha o grupo durante todo o percurso. Pode-se almoçar no local – há restaurante, loja de souvenir, almofadário e piscina para os visitantes.

 

6 – Gruta de São Mateus

A Gruta de São Mateus é um dos passeios mais novos de Bonito: a permissão para organizá-lo saiu no final de 2013!

Logo após visitar o museu e ouvir algumas histórias locais, andamos por uma trilha na mata até a entrada da gruta: lá você verá estalactites, estalagmites, travertinos, cortinas, colunas e diversas outras formações rochosas magníficas –é a gruta de Bonito com a maior variedade de formações rochosas.

Realmente vale a pena: você se sente em outro planeta.

 

7 – Parque das Cachoeiras

A cerca de 18 km de Bonito, há um dos passeios mais interessantes para quem quer explorar a flora e a fauna local. Uma trilha de 1700 metros através da mata ciliar do rio Mimoso, revela sete belas cachoeiras formadas por tufas calcárias e pequenas cavernas.

O passeio dura em torno de 3 horas e meia e permite que os visitantes se banhem em várias piscinas naturais encontradas no percurso. Por isso, é importante ir com roupa de banho. O uso do chinelo é permitido, uma vez que a maior parte da trilha é feita sobre decks de madeira.

A Estância Mimosa, outra atração famosa na cidade, compartilha alguma das cachoeiras com o Parque, já que o Rio Mimoso divide as duas propriedades. Portanto, o ideal é escolher entre um passeio ou outro para não ficar com a sensação de que já viu aquelas paisagens antes.

 

8 – Praia da Figueira

Ideal para famílias com crianças, a praia da Figueira é o local perfeito para ter um dia mais tranquilo em Bonito. Lá você pode descansar e curtir uma praia de areia clara e uma lagoa de 60.000 m² com águas cristalinas repleta de peixes.

Para quem quer um pouco mais de aventura, o local também oferece algumas atividades como a flutuação no Rio Formoso, passeios de caiaque e pedalinho, stand up board (ou o famoso stand up paddle), além de uma das maiores e mais altas tirolesas da cidade.

 

9 – Projeto Jiboia

Você tem medo de cobras? Acha que elas são a reencarnação do mal na Terra? Esqueça!

Aqui, Henrique Naufal –o “homem da cobra”– nos dá uma palestra muito divertida e interativa sobre serpentes, e o papel das mesmas na natureza.

Esta é a principal missão do Projeto Jiboia: desmistificar as cobras, de forma leve e simples, para seus visitantes. Tanto que, no final do bate-papo, quem quiser pode tirar fotos com uma jiboia de verdade em seu pescoço!

Venha com uma mente aberta e bom humor –você não irá se arrepender.

Fizemos alguns vídeos em todos os passeios e os compilamos em três episódios, que podem ser assistidos no site: www.3em3.com/bonito/.