Descubra El Chaltén, o irmão barato de Torres del Paines

Por: Catraca Livre

Torres del Paine tem se tornado um destino cada vez mais procurado pelos amantes da natureza. Também com uma beleza de tirar o fôlego, não é de se espantar. O local conta com diversas caminhadas que podem durar até 10 dias ( circuito O ) e com paisagens que faz você pensar que, se ali for realmente o fim do mundo, o apocalipse pode vir sem problemas.

Mas por mais bonito que Torres del Paine seja, os valores desse paraíso são um pouco salgados. Por ser um Parque Nacional  com aproximadamente 110km de distância da cidade mais próxima, você acaba sendo obrigado a se hospedar e fazer todas suas refeições no local, o que faz com que você seja submetido a alguns precinhos beem caros.

Mas o que muita gente não sabe é que tem outro paraíso muito parecido com esse ali do outro lado da fronteira, na Patagônia Argentina. Chamado El Chaltén, conhecer esse lugar pode ser a solução para os seus problemas de custo e ainda assim proporcionar uma aventura incrivelmente maravilhosa.

Como chegar?
A cidade conhecida mais próxima é El Calafate. Você pode alugar um carro – vale muito a pena na região da Patagônia devido à beleza das estradas – ou ir de ônibus ( o valor sai aproximadamente R$ 200 dia e volta). Apesar disso existe uma cidadezinha logo na entrada das trilhas que conta com alguns hotéis e campings,  além de diversos pequenos restaurantes.
Uma vez em El Chaltén você é obrigado a parar em um centro turístico para obter mais informações sobre as trilhas, mas devido a ótima sinalização  das trilhas, não há necessidade de haver um guia.

Principais Trilhas

1. Trekking à Laguna Torre 

O percurso de 22 km dura aproximadamente 7 horas (ida e volta) mas é com certeza uma caminhadas que vale mais a pena. No caminho para o local você vai passar pelo Mirador Torres ( aproximadamente 3 horas ida e volta) que já garante uma visão linda do vale.

2. Trekking ao Monte Fitz Roy

Uma das trilhas mais difíceis de El Chaltén, porém também uma das mais bonitas e similares à Torres del Paine.

Existem duas maneiras de fazer a caminhada: pelo caminho normal, que dá um total de 25 km ida e volta , e começando pela Esancia El Pilar. Nesse caso você deve pegar um transfer até o local de lá seguir para o Fitz Roy , retornando pela trilha normal. A diferença fica no desnível, o que faz a caminhada ser mais fácil (embora a distância seja a mesma).

3. Trekking Mirador de Los Condores

Com duração de no máximo 1 hr de trilha essa trilha é uma ótima opção para os que não tem muito tempo no local. Apesar de curtinha ela garante uma vista incrível da região, podendo ver toda a cidade e as montanhas.

4. Laguna Capri

Com duração de 4 hrs ida e volta, a trilha até a Laguna Capri é considerada fácil e leva a uma paisagem estonteante. Vale a pena seguir por mais 15 minutos e chegar ao Mirador Fitz Roy, onde você pode ver todas as montanhas que desenham o local.

Laguna Capri
Mirador Fitz Roy

Além dessas trilhas El Chaltén e toda a Patagônia (tanto Argentina como Chilena) conta com várias outras caminhadas estonteantes. Entre no nosso site para conferir um roteiro incrível de carro por esse paraíso!