Dicas para você viajar sem estresse

Por: Catraca Livre

 Você passa o ano inteiro pensando nas férias e se planejando, mas quando chega perto da viagem começa a ter arrepios só de pensar nas burocracias pré-embarque e nas filas do check-in? Agora você não vai ter que se estressar, vai poder relaxar e aproveitar suas férias desde o primeiro minuto. O Embarque Aqui montou um guia com as principais dicas que você precisa antes da sua viagem. Vamos lá?

Check-in online

 O check-in online é a opção que o passageiro tem para economizar tempo e evitar filas nos aeroportos. Além de ser um serviço que pode ser feito em casa, vale lembrar que o check-in on-line também pode ser feito nos aeroportos, por meio de aplicativos oferecidos pelas principais companhias aéreas do país e internacionais. Assim, você faz o download do aplicativo e poderá acessar com o wi-fi de alguns aeroportos.

O check-in online permite confirmar a presença no voo e escolher o assento desejado. Isto pode ser feito a partir de 24 horas antes do horário dos voos. Ao final do processo, o passageiro obtém o cartão de embarque e apenas despacha a bagagem no balcão da empresa no aeroporto.

 Siga abaixo um passo-a-passo com orientações gerais sobre como realizar o check-in online:

1 – Acesse o site da companhia aérea escolhida;

2 – Identifique-se: para isso, digite o número do cartão fidelidade, o número de bilhete eletrônico, o número da reserva ou seu nome;

 3 – Selecione o voo para o qual deseja fazer o check-in;

 4 – Selecione o assento no mapa da cabine. Você pode confirmar o assento sugerido ou alterá-lo de acordo com a disponibilidade apresentada;

 5 – Escolha a forma de recepção do cartão de embarque de acordo com as opções apresentadas pela companhia aérea (pode ser retirada no balcão ou digital na tela do seu smartphone);

 6 – Dirija-se ao balcão da companhia aérea no aeroporto com o cartão de embarque para despachar a bagagem. Se não houver nenhum item, o passageiro pode seguir direto para o portão de embarque.

Bagagem

 Nos voos nacionais, cada passageiro pode transportar até 23 kg de bagagem. Caso ultrapasse esse volume, a empresa cobrará pelo excesso de peso. Já a bagagem de mão pode pesar até 5 kg e ser acomodada no compartimento superior ou embaixo do assento.

 Nos voos internacionais, aplicam-se as normas do país de destino. Na franquia por peso, o passageiro de primeira classe pode transportar 40 kg de bagagem e o da classe econômica, 20 kg. Crianças de colo têm direito a até 10 kg. Na franquia por peça, cada passageiro pode transportar até duas bagagens com, no máximo, 32kg cada.

 É preciso ter cuidado ao transportar líquidos e produtos de higiene pessoal na bagagem de mão. Os recipientes de pasta de dente, cremes e de aerossol devem ocupar frascos de até 100 ml. Líquidos com frascos acima desse volume não poderão ser transportados, mas podem ser despachados nas malas.

Documentos para embarque

 É obrigatório apresentar documentos pessoais oficiais para o embarque. Em viagens nacionais, o passageiro deve apresentar o documento original com foto no ato do check-in. Menores de 18 anos devem apresentar a identidade ou a certidão de nascimento (até os nove anos de idade).

 Os menores desacompanhados necessitam de uma autorização da família por escrito reconhecida no cartório. Como o novo passaporte não contém informações de filiação, os pais devem levar documentos originais que comprovem parentesco com o menor acompanhante. Para mais informações, dirija-se à Vara da Infância e Juventude na localidade do embarque.

 Para embarque em voos domésticos, os adultos podem apresentar o RG, a Carteira Nacional de Habilitação, a Carteira de Trabalho, o Passaporte Nacional ou Licenças de voo. Em viagens internacionais, o documento solicitado no momento do embarque é o passaporte. Nos países membros e associados do MERCOSUL é permitido o embarque com a carteira de identidade.

Extravio de bagagem

 Caso a bagagem seja extraviada, apresente o comprovante de despacho emitido pela companhia aérea em até 15 dias após a data do desembarque. A empresa tem, no máximo, 30 dias para devolver a bagagem ou indenizar o passageiro. Itens furtados também são de sua responsabilidade. Comunique o fato por escrito, registre um Boletim de Ocorrência na Polícia e aguarde o retorno oficial.

Confira a matéria completa no Embarque Aqui.