Fazer intercâmbio em tempos de crise é, sim, uma boa ideia

Pode parecer má ideia investir e fazer intercâmbio em tempos de crise? A agência online Descubra o Mundo, especialista em estudos de idioma no exterior, vai provar que passar uma temporada fora pode, sim, ser uma boa ideia, mesmo em momentos em que a maré não está para peixe. Entenda abaixo as razões.

“Saia do mapa” como estratégia

Quando o mercado não está lá essas coisas, “sair do mapa” pode ser a estratégia mais inteligente. Enquanto alguns disputam os mesmos espaços por aqui, você estuda, viaja, conhece outras culturas, recicla as ideias e deixa a poeira baixar. Na volta, estará mais energizado e inspirado para tomar decisões e enfrentar desafios.

Faça opções econômicas

Receio de investir? Gaste menos. Com planejamento, sempre é possível economizar mais do que se imagina. Selecione destinos mais baratos, viaje na baixa temporada, fique de olho no custo-benefício das escolas e, se for o caso, opte por países que permitam estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Veja aqui promoções de intercâmbio.

Invista em conhecimento

Crises são vencidas com conhecimento e experiência. Não se engane: aqueles que têm cursos no currículo, que investem constantemente em capacitação, que já tiveram vivências no exterior e que falam mais de uma língua sempre serão valorizados no mercado de trabalho. Aproveite o momento para fazer um intercâmbio, se desenvolver e voltar mais preparado e competitivo do que nunca.

Amplie seu networking

Você é daquelas que acha que passar uma temporada no exterior irá afastá-lo dos seus contatos? Bom, a internet está aí para isso mesmo, facilitando a comunicação com quem está distante. Mas pense, então, por outro lado: você vai conhecer outras pessoas, fazer amizades (internacionais, inclusive!) e ampliar o seu networking. Uma sala de aula em um intercâmbio pode ser um espaço excelente para expor suas qualidades e trocar experiências.

Vá atrás das oportunidades

As oportunidades não vão cair no seu colo. Durante um intercâmbio, aproveite o tempo livre para conhecer “amigos de amigos”, conversar com profissionais da sua área que moram naquele país, visitar empresas que contratam estrangeiros… Ao fim, tudo isso servirá de experiência e, quem sabe, não pinta uma oportunidade ainda melhor do que aquela deixada para trás?

Viu só? Intercâmbio em tempos de crise é uma boa ideia e esse investimento tem retorno garantido. Descubra o Mundo.