Lago Toba, a exuberante natureza do norte de Sumatra

Por: Catraca Livre
wp-image-820315 size-full
wp-image-820315 size-full
Vista privilegiada do lago Toba (Fotos: Arquivo pessoal)[/img]

Entre suas águas doces encontra-se a ilha Samosir, com cultura única do povo Batak, que habita em sua maioria esta região.  São mais de 3 milhões de pessoas que compõem seis tribos Batak diferentes: Toba, Karo, Pakpak, Simalungun, Angkola e Mandailing – cada um com seu dialeto, vestimentas e estilo de arquitetura próprios.

 
 

As tradições perduram até os tempos atuais. Um clã (marga) Batak consiste em muitas comunidades (huta) que têm seus descendentes vindos de um único ancestral masculino. O parentesco e a lealdade entre os clãs são especialmente preservados e em casamentos e funerais e chagam a reunir até mais de mil pessoas.  Algumas genealogias remontam até cinco séculos e são cuidadosamente mantidas, pois determinam status nas relações pessoais e cerimônias formais.

Ilha Samosir

Samosir é a ilha que fica circundada pelas águas doces do Lago Toba. O principal meio de chegada é por ferry boat ou barco de travessia. O percurso, que é feito diariamente, com saída da cidade de Parapat (ida) e saída do porto de Samosir (volta), demora cerca de 45 minutos.

Existem diversas pousadas nas principais localidades da ilha: Tomok, Ambarita e Tuk-Tuk, que fornecem serviços de hospedagem e alimentação.

Não se engane, pois na Indonésia as pessoas não usam facas. Quando não comem com a mão, utilizam a colher como garfo e o garfo como faca. Um pouco de confusão no começo, mas depois se acostuma.

 
 

O que fazer

Se você gosta de estar em contato direto com a natureza, pode procurar as áreas de camping onde pode aproveitar para acampar e nadar no lago Toba. Eu mesmo fui cinco vezes para Samosir e durante quatro oportunidades acampei próximo ao lago, onde pude aproveitar o que a natureza tem de melhor.

 
 

Você pode além de nadar e comer as deliciosas comidas locais, pescar e preparar seu próprio banquete.

 
 

Tem a opção de desbravar as principais localidades da ilha e assistir os shows de dança tribais (ture ture) nos restaurantes e cafés locais (warung) e comprar os artesanatos Batak feitos com ossos de animais que possuem toda uma simbologia. No caso deste calendário Batak, a lagartixa representa vida longa durante todo o ano e os 12 ossos abaixo representam os meses.

 
 

Você também pode aproveitar para relaxar o corpo nas piscinas e “cachoeira” de água vulcânica que contém propriedades medicinais.

 
 

E também encontrar proprietários rurais que podem te ensinar como é feito o cultivo dos produtos produzidos localmente, assim como esse homem que utiliza a máquina para descascar o café para secá-lo e vender os grãos.

 
 

Ao final do passeio por Samosir e Lago Toba, você pode ir até as partes mais altas das montanhas e deslumbrar uma vista incrível das montanhas  e do lago.

E se tiver sorte poderá contemplar um por do sol encantador, para fechar com chave de ouro sua experiência no Lago Toba e na Ilha Samosir.

 
 

E assim você pode desfrutar das belezas naturais e culturais de uma das regiões mais marcantes do Norte de Sumatra, o Lago Toba e a ilha Samosir.

Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva é turismólogo de formação e empreendedor social de coração. É co-fundador do blog de viagens inRoutes. Já morou um ano na Indonésia onde estudou o 3º colegial pelo Rotary International e trabalhou voluntariamente em Kolkata, na Índia, durante três meses pela AIESEC. Viajou por 14 países e se considera um cidadão global. Atualmente é empreendedor social no MERAKI. É fundador e mantém a fanpage GÜD. No Instagram ma_tai.