Viagem de final de semana: 9 lugares próximos ao Rio para acampar

Por: Mala de Aventuras

Está pensando em fugir da rotina? O post de hoje está cheio de destinos perfeitos para dar aquela relaxada e incluir um pouco de aventura na vida. Se você mora perto do Rio de Janeiro ou arredores, precisa conferir nossa lista com nove lugares próximos ao Rio de Janeiro para acampar:

Praia do Sono – Paraty

Não poderia começar essa lista sem falar da queridinha Praia do Sono! Quem acompanha o blog Mala de Aventuras provavelmente já viu muitas dicas e fotos nesses posts aqui. A Praia fica em Paraty, cidade localizada há 245km do Rio de Janeiro.

Lá, há vários campings disponíveis: alguns na beira da praia e outros mais pra dentro, no gramado. A estrutura é ótima, com muitos restaurantes simples oferecendo PFs com peixe fresquinho, moradores vendendo bolo de cenoura e tem até pizzaria!

O contato com a natureza e a beleza do lugar com certeza vão te encantar. É uma viagem perfeita para fazer em feriados ou até finais de semana.

Martim de Sá – Paraty

Martim segue o mesmo estilo da Praia do Sono: uma praia incrível, trilhas e cachoeiras. Porém, o que diferencia as duas, além do tamanho das praias, é a estrutura. Martim é menor, não tem luz e poucos restaurantes.

São três opções para chegar até lá: você pode pegar um barco até a praia de Pouso da Cajaíba por R$25,00 e de lá percorrer uma trilha de 1h30; ir de barco até a praia de Martim, dependendo das condições do mar (dizem que é perrengue, já que é preciso passar em alto mar e o barco balança muito!) ou, a última delas, percorrer uma trilha a partir da Praia do Sono, passando por mata fechada e diversas praias. Dessa maneira, é recomendável ir acampando nas praias até chegar a Martim, podendo levar até dias de trilha!

Mas, com certeza, vale a pena todo o esforço!

Aventureiro – Ilha Grande (Angra dos Reis)

Céu azul, areia branca, água cristalina e muito verde. Toda a Ilha Grande é incrível, mas Aventureiro é especial!

Lá é o lugar para ouvir as ondas do mar e curtir a noite à luz de velas ou à luz do luar. Muita paz e calmaria para relaxar bastante e recarregar as energias!

São 500m de areia branca, com diversos campings “caiçaras” autorizados pela Prefeitura de Angra dos Reis. Tudo muito simples e com a estrutura necessária.

Para chegar até lá, você pode pegar barcos direto de Angra dos Reis ou de Abraão, a vila mais povoada da Ilha Grande. Também há a possibilidade de fazer uma trilha partindo da Praia de Provetá. É importante saber: há uma capacidade máxima de pessoas na praia, então, evite ir para lá em feriados ou alta temporada!

Visconde de Mauá – Resende

A Gaia esteve recentemente em Visconde de Mauá, e já já vai fazer uma série de posts sobre lá! Já adianto que o lugar é cercado por muita natureza, diversas cachoeiras e restaurantes super charmosos. O lugar é perfeito para passar um final de semana muito gostoso, relaxando e fazendo programas diferentes!

A região de Visconde de Mauá está no eixo RJ-SP numa área de proteção ambiental no alto da Serra da Mantiqueira na divisa com o Parque Nacional de Itatiaia. O diferencial da região está na abundância de cachoeiras, rios e piscinas naturais de águas límpidas e cristalinas. 

Acampar em Maromba, uma das vilas da região, pode ser uma boa opção, pois assim você fica bem próximo das cachoeiras mais badaladas. E não deixe de fazer a trilha da Pedra Selada. Confira aqui as dicas da trilha.

Carrancas – Minas Gerais

Carrancas é o destino perfeito para uma roadtrip com os amigos. Se você puder esticar o final de semana para percorrer os 414 km com calma, se prepare para explorar estradas de terra, muitas cachoeiras e degustar comida mineira em qualquer esquina!

São vários campings espalhados pela cidade, mas eu recomendo o “Camping da Ponte”, que foi a nossa escolha quando estive por lá. A estrutura era ótima, com vários banheiros e chuveiros, restaurante e, o mais legal: um rio que passava por dentro do camping, se transformando no nosso quintal.

Dormir com o barulhinho da água foi sensacional! Por lá, você poderá fazer diversos passeios, como andar de bike nas estradas de terra cercadas por árvores, conhecer cachoeiras incríveis como a Esmeralda e o Complexo da Zilda e passear pelo centro histórico da cidade! Veja mais dicas aqui.

São Thomé das Letras – Minas Gerais

Ainda não fomos conferir São Thomé, mas já ouvimos por aí que o lugar tem uma vibe muito boa, além de claro, muita natureza! A cidade oferece também a prática de diversos esportes radicais como rappel, off road, trekking, mountain bike e outros.

Mas, o principal motivo de ir até lá, são as cachoeiras, como a Véu da Noiva, muito frequentada pelos turistas. É claro que devem ter outras escondidas por lá, que só explorando a região para descobrir.

Há campings espalhados por toda a cidade, com boa estrutura e preço bem em conta. São Thomé fica em Minas Gerais, há 324 km do Rio de Janeiro.

Ibitipoca – Minas Gerais

Imagina acampar dentro de um parque cheio de cachoeiras? Isso é possível em Ibitipoca, no Parque Estadual do Ibitipoca.

Já tem um tempo que eu fui conhecer a região, mas fiquei hospedada em chalés próximos ao parque. Descobri esses dias que é possível ter o privilégio de acampar dentro do parque, e já estou super empolgada de voltar lá nesse esquema!

A estrutura parece boa, com cantina, restaurantes e vestiários, e o melhor: você já está lá dentro, prontinho para acordar cedo e explorar o parque!

Não deixe de fazer a trilha até a Janela do Céu. Com certeza você vai se surpreender com esse lugar tão lindo! Já contei nesse post aqui como foi a minha experiência, inclusive, fiz a viagem em um final de semana, indo no sábado beem cedinho e voltando domingo à noite! É cansativo, mas vale a pena!

Lumiar – Nova Friburgo

Lumiar está há 30km de Nova Friburgo, e é o destino perfeito para quem busca contato com a natureza, que por lá é abundante, formada por cachoeiras, rios, corredeiras e mata Atlântica.

As cachoeiras que se espalham pelos arredores são os destaques de Lumiar. Li no site Férias Brasil que uma das mais famosas é Indiana Jones, que corre por um estreito cânion e termina com um escorrega natural. Que delícia! Há muitas outras opções, como Poço Verde e a Toca da Onça. Dá para explorar bastante a região!

Você vai encontrar alguns campings próximos às cachoeiras e outros mais pro centrinho da cidade. O clima perfeito para relaxar e recarregar as energias em um final de semana!

Ubatuba – São Paulo

Ubatuba pertence ao estado de São Paulo, mas está tão pertinho do Rio que vale reservar três dias para acampar pela região! São 315km até lá, e é bem fácil de chegar.

São inúmeras praias e passeios diferentes, mas a Praia de Itamambuca é a minha recomendação! A praia oferece altas ondas, e é um dos picos mais procurados do Brasil pelos surfistas. A hospedagem em Itamambuca se desenvolveu levando em conta a preservação da praia e a identidade com a natureza. Você vai encontrar pousadas, hotéis e campings super descolados!

São vários restaurantes por lá, opções não vão faltar! Outra boa dica é ir de carro, para poder andar pela região sem se preocupar. Se quiser mais dicas, tem aqui!

E aí, qual é a sua escolha para o próximo final de semana ou feriado? Conta pra gente!

Não colocamos fotos em alguns destinos pois ainda não fomos conferi-los. É só pesquisar no Google Imagens para ver um pouquinhos dos lugares!

Siga o Mala de Aventuras no FACEBOOK e INSTAGRAM!