O Nordeste brasileiro é repleto de belíssimas praias, muitas delas famosas, e quando se decide viajar para lá, chega a ser difícil escolher apenas uma dentre tantas. Mas não são só as praias extremamente bonitas, todo o cenário é encantador e inesquecível.

Para ajudar você a decidir quais praias do Nordeste precisa conhecer, fizemos uma seleção das dez melhores da região. Confira e faças suas malas.

Praia do Espelho (Porto Seguro)

Créditos: Divulgação/Turismo Porto Seguro

A praia do Espelho, em Trancoso, distrito de Porto Seguro, é uma das mais bonitas do Brasil

Principal praia de Porto Seguro, a praia do Curuípe, mais conhecida como Praia do Espelho, possui águas mornas e tranquilas. A praia tem mar esverdeado e é cercada por uma estreita faixa de areia, piscinas naturais, coqueiros, árvores, falésias brancas e avermelhadas e pequenos rios.

Maragogi (Alagoas)

Créditos: JoaoBarcelos/iStock

Vista de Maragogi com suas águas em diversos tons

O famoso Caribe brasileiro, Maragogi atrai cada vez mais turistas devido ao seu mar esverdeado esplêndido, areia branca e fina e praias cercadas de coqueirais que fazem sombras perfeitas para aquele descanso nas férias. As galés, piscinas naturais, só tornam o cenário ainda mais paradisíaco e perfeito para visitar também em família.

Canoa Quebrada (Ceará)

Créditos: Divulgação/MTur

Duna na Praia de Canoa Quebrada, em Aracati, Ceará

Ao norte do Ceará, Canoa Quebrada possui uma das paisagens mais lindas que você já viu! O mar esverdeado cercado por falésias multicoloridas só torna o ambiente ainda mais bonito. Lá você também pode fazer passeio de bugue, voar de parapente – que proporciona uma visão aérea incrível – e curtir o pôr do sol do alto das dunas.

Praia do Gunga (Alagoas)

Créditos: Divulgação/MTur

Vista da praia do Gunga

A praia do Gunga é formada por mar esverdeado, areia branca e fofa e diversos e enormes coqueirais, típicos de Alagoas. Além disso, possui piscinas naturais e um mirante, de onde é possível ter uma visão panorâmica da região. Além das falésias, aqui você também encontra rochas íngremes que parecem que foram esculpidas pela natureza.

Selo Facilite

Baía do Sancho (Pernambuco)

Créditos: mihirpanchal/iStock

Baía do Sancho, considerada uma das praias mais bonitas do mundo

Uma das praias de Fernando de Noronha e já foi eleita a melhor do mundo duas vezes, a Baía do Sancho é um dos melhores lugares do Brasil para a prática do mergulho livre. O salto é feito do mirante, de onde também é possível ter uma bela visão do pôr do sol. Todo o acesso para lá é muito difícil, mas é a única praia da ilha que permite a para de embarcações para banho.

Jericoacoara (Ceará)

Créditos: AdamGregor/iStock

A Pedra Furada é uma das mais famosas atrações de Jericoacoara

Jericoacoara está entre as 20 praias mais bonitas do mundo, mas isso nunca fez com que perdesse seu encanto e simplicidade de vila de pescadores. Sua praia possui águas transparentes e areias douradas, além de dunas e a fantástica Pedra Furada, uma das principais atrações turísticas.

Arraial d’Ajuda

Créditos: Divulgação/Turismo Porto Seguro

Vista dapraia da Pitinga, em Arraial D'Ajuda, distrito de Porto Seguro

Separado de Porto Seguro apenas pelo rio Buranhém, Arraial d’Ajuda possui praias cercadas por belas falésias, areia dourada e macia e mar em um misto de azul e verde. Mas também tem outras atrações turísticas e históricas, por se tratar de uma região antiga, como a Igreja da Nossa Senhora d’Ajuda, o Centro Histórico e a charmosa rua Mucugê, ótima para compras e curtir a noite em barzinhos ou restaurantes.

Ponta Negra

Créditos: Divulgação/Portal da Copa / ME

Vista da Praia de Ponta Negra, com o Morro do Careca ao fundo

É a praia mais badalada de Natal e reúne banhistas, surfistas e outros praticantes. Possui diversas opções de quiosques, bares e restaurantes ao seu redor e tem como marca registrada o Morro do Careca, uma duna com mais de 100 metros de altura que fica na lateral direita, o ponto mais movimentado da praia.

Porto de Galinhas (Pernambuco)

Créditos: Divulgação/PGCVB

Belezas naturais, infraestrutura e facilidade de acesso colocam Porto de Galinhas em nível semelhante às praias do Caribe

A colorida Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, é encantadora não apenas por suas praias incríveis, mas também pelas cores presentes nas ruas com as galinhas temáticas esculpidas pelo artista plástico Carcará. Claro que as belezas naturais são inesquecíveis, com muitas opções de passeios e praias repletas de piscinas naturais e mar de águas claras e mornas.

Cumbuco (Ceará)

Créditos: Divulgação/Embratur

Vista da praia do Cumbuco

Mais uma bela praia do Ceará e uma das preferidas dos turistas, a praia de Cumbuco é emoldurada por dunas e lagoas, o que propicia atividades como esquibunda, passeios de bugue, jangada ou caiaque, além de windsurf, banana boats ou até paraglider e muito mais. Próximo a ela, fica a Lagoa Parnamirim, onde é possível fazer mergulho!

Planeje sua viagem

Gostou da dica? Que tal aproveitar a vibe e comprar um pacote com descontão, incluindo passagem, estadia e os melhores passeios? No site Hotel Urbano, aquela viagem "um dia eu vou", "fica pro ano que vem", "nas próximas férias" não tem vez! Espia só as promoções, clique no roteiro dos seus sonhos e BOA VIAGEM!

As 10 mais incríveis cachoeiras do Nordeste brasileiro