48% dos brasileiros usam redes sociais para planejar suas viagens

Que nós brasileiros somos os principais usuários de redes sociais da América Latina isso não é novidade. Mas além de conversar com amigos e trocar informações, o brasileiro está usado plataformas como Facebook, WhatsApp e Instagram para planejar suas viagens suas viagens.

Estudo sobre o viajante latino-americano mostra que Facebook, WhatsApp e Instagram são as redes mais utilizadas pelos brasileiros durante a experiência no destino
Créditos: Getty Images
Estudo sobre o viajante latino-americano mostra que Facebook, WhatsApp e Instagram são as redes mais utilizadas pelos brasileiros durante a experiência no destino

De acordo com estudo feito pela Amadeus, empresa de tecnologia voltada para o setor de viagens, 48% dos brasileiros também usam as redes sociais para planejar suas viagens, acima dos 43% que o fazem na América Latina. Entre os que as utilizam durante todo o processo da viagem (pré, durante e pós), a preferência é pelo Facebook, com 87% de adoção, seguido pelo Whatsapp, com 85%, e Instagram com 52%.

“Estes números são o reflexo das mudanças que a internet trouxe para o turismo. Os viajantes, acompanhados de novas tendências, hábitos e comportamento de compra, estão remodelando o sistema global de viagens. Eles trazem novos desafios para a indústria, mas também oportunidade e mercado para as agências de viagem trabalharem”, explica Paulo Rezende, executivo da Amadeus Brasil.

O smartphone é o principal meio utilizado pelos viajantes brasileiros antes, durante e depois das viagens: 84% dos respondentes usam o smartphone para auxiliá-lo durante a viagem, por meio da consulta do clima, para escolha de atividades e restaurantes no destino, para consultar o internet banking, etc.

Dentre as funções oferecidas pelos smartphones, o serviço de mensagem é o mais utilizado, sendo aproveitado por 73% dos usuários. O uso de redes sociais também conta como uma parcela significativa do tempo gasto nos celulares: 62% dos viajantes utilizam o aparelho para compartilhar suas experiências nas redes sociais.

Além de usarem as mídias sociais para pesquisas, os viajantes brasileiros também compartilham suas experiências com o intuito de informar e de serem vistos no mundo on-line.