Popularmente comemorado nos Estados Unidos e países da Europa, o Halloween vem ganhando cada ano mais adeptos no Brasil e é celebrado de diversas formas no mundo, fazendo alusão ao Dia dos Mortos.

Conheça mais sobre como é o Halloween em alguns lugares: 

Irlanda

image016

Créditos: image016

Na Irlanda a data é comemorada com ruas decoradas e desfiles de fantasia

Diferente do que muitos imaginam o Halloween não foi criado nos EUA. Há dois mil anos, durante a última noite de outubro comemorava-se o Samhain, festa Celta e que marcava o fim do ano velho. Essa noite antecedia também o dia de todos os santos, e povo acreditava que os mundos dos vivos e dos mortos se fundiam. Máscaras assustadoras e fogueiras eram acessas para espantar espíritos ruins. Até hoje a data é comemorada com ruas decoradas e desfiles de fantasias.

Estados Unidos

image018

Créditos: image018

Decoração de Halloween nos EUA

Provavelmente, você já ouviu a frase: “Gostosuras ou travessuras?”. Muito falada em filmes americanos, é uma tradição, onde crianças fantasiadas batem nas portas de seus vizinhos para pedir doces. Caso o morador não esteja munido de guloseimas, os baixinhos podem aprontar uma bagunça. Outra gincana famosa por lá é a bobbing for apples, que consiste em um balde cheio de água com algumas maçãs, onde as crianças precisam pegar a fruta sem usar as mãos, apenas com a boca.

Correia do Sul

image019

Créditos: image019

Na Coreia do Sul os mortos são lembrados e reverenciados com bastante comida e bebida

Esse é um dos países com comemorações mais diferentes dessa lista. Para começar, elas acontecem no final de setembro e dão aos sul-coreanos três dias de folga. Lá os mortos são lembrados e reverenciados com bastante comida e bebida. Outra prática é visitar a casa dos que já se foram e deixar alguns bolinhos de arroz em suas portas. A lenda diz que esses espíritos voltam e se alimentam dos songpyeons, como é chamado esse alimento.

México

image020

Créditos: image020

Os festejos do Dia de Los Muertos ocorre de 31 de outro a 2 de novembro

Uma das festas mais coloridas do gênero é nomeada como “Dia de Los Muertos”, que é comemorado no dia 31 de outubro e se estende até o segundo dia de novembro. Originada pelos astecas, com mais de três mil anos, sua grande homenageada é a Dama da Morte, que está atrelada à figura de La Catrina, ou seja, as famosas caveiras mexicanas. Acredita-se que nessa época os falecidos têm permissão para visitar seus parentes. E diferente de outras culturas, eles são recebidos com muita alegria e oferendas, como flores, velas, comidas, bebidas e vestes de roupas. Lá também acontece um desfile de fantasias, danças e música.

Brasil

image017

Créditos: Reprodução Facebook Oficial

São Paulo realiza a Zombie Walk sempre no dia 2 de novembro, Dia de Finados

Com a popularização das escolas de inglês, a festa chegou a terras brasileiras, porém ainda é bem tímida. Normalmente, elas acontecem em colégios, baladas e eventos privados. Desde 2006, a Zombie Walk voou da Califórnia diretamente para São Paulo e acontece sempre no dia 2 de novembro, dia de finados. Pessoas de todas as idades se reúnem no centro da cidade com as mais variadas roupas de zombie para uma divertida marcha. Em São Thomé das Letras (MG), existem várias celebrações e excursões aos pontos mais místicos do local.

Com informações do ViajaNet