6 museus pelo mundo dedicados ao esporte para conhecer

Fã ou não, é preciso admitir que o esporte está enraizado em nossas vidas. Quem nunca passou uma tarde de domingo assistindo a um jogo na televisão? Presenciou uma partida ao vivo em algum ginásio? Não jogou frescobol na areia da praia?

O esporte faz parte da cultura do brasileiro. Com ajuda do pessoal do ViajaNet, listamos seis museus dedicados ao esporte pelo mundo todo.

Que tal visitar um deles durante a temporada em seu destino de viagem?

Museu do Surfe (Torquay, Austrália)

O Museu do Surfe é destino imperdível para quem tem planos de visitar Torquay, capital mundial do esporte. As ondas de Bells Beach, principal praia da cidade, chegam a cinco metros de altura e atraem milhares de entusiastas do surfe todos os anos.

Museu resgata a história do surfe na Austrália e no mundo

A apenas dez minutos de Bells Beach, o museu foi construído em 1993 e resgata a história da modalidade esportiva na Austrália e no mundo, com registros fotográficos que expõem a trajetória dos principais nomes do surfe e artigos usados em campeonatos antigos.

O espaço conta com um hall da fama, com a presença de nomes famosos, como Kelly Slater, Joel Parkinson, Gabriel Medina e Mineirinho.

Hockey Hall of Fame (Toronto, Canadá)

Museu reúne objetos e troféus conquistados por times canadenses no esporte
Créditos: SABRINA LEEDER
Museu reúne objetos e troféus conquistados por times canadenses no esporte

O Hall da Fama do hóquei reúne algumas réplicas dos mais importantes troféus conquistados por times canadenses da modalidade no gelo nas últimas décadas. Além disso, uma comissão de ex-jogadores, dirigentes, técnicos e entendidos do esporte se reúne todos os anos para eleger atletas para serem eternizados nas paredes do museu.

Uma pista de gelo, que simula uma partida de hóquei de verdade, é uma das atrações mais divertidas. Nela, o participante pode se arriscar a ser o goleiro defendendo tiros da versão robotizada de Wayne Gretzky, maior jogador do esporte da história.

Museu do Futebol (São Paulo, Brasil)

Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu
Créditos: SPTuris
Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu

O esporte mais popular do Brasil não poderia ficar de fora. Localizado no piso térreo do Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, o Museu do Futebol é um dos mais frequentados do país.

A exibição é distribuída em 15 salas temáticas e, de forma interativa, explica como o esporte chegou ao país e se tornou parte da história e cultura brasileira.

A Sala dos Gols apresenta jogadas e gols extraordinários que se passaram em território nacional. Já a Sala do Rádio celebra narrações memoráveis.

 Museu Schumacher (Colônia, Alemanha)

Concepção artística mostra como será o Museu Schumacher

Com previsão de abertura em abril, o Museum Michael Schumacher reunirá o acervo do heptacampeão de F-1. A vida do ex-piloto será narrada por meio de seus objetos pessoais, sua extensa coleção de automóveis e das máquinas pilotadas pelo craque.

O espaço ainda contará com um hotel temático, restaurantes, salas de conferências e eventos e teatro.

O museu, que deve atrair mais de 100 mil visitantes por ano, terá entrada gratuita. Serão expostos 20 carros usados por Schumacher –entre eles, os sete com os quais foi campeão mundial.

Museu Olímpico (Lausanne, Suíça)

Museu reúne tochas olímpicas, medalhas e mascotes de todas as edições dos Jogos
Créditos: Lydie Nesvadba
Museu reúne tochas olímpicas, medalhas e mascotes de todas as edições dos Jogos

Interativo e moderno, o Museu Olímpico é um dos pontos mais visitados. Narrando as histórias dos Jogos Olímpicos contemporâneos e da antiguidade, possui um acervo de mais de 10 mil peças –tochas olímpicas, medalhas, mascotes de todas as edições, maquetes dos estádios, ginásios e vilas, uniformes, equipamentos e muito mais.

O Olympic Park, que apresenta versões menores de pistas olímpicas, caixas de areia e campos de futebol também faz parte da atração e faz a alegria da criançada.

Museu Pelé (Santos, Brasil)

Interior dedicado Rei Pelé

Localizado nos antigos casarões da cidade de Santos, que foram reconstruídos para acomodar a instituição, o Museu Pelé foi inaugurado em 2014, como parte dos eventos da Copa do Mundo, visando narrar e eternizar a trajetória bem-sucedida do Rei do Futebol.

Em uma área de 4.134 m² e um acervo que compreende 2.545 itens, a exibição é repleta de fotografias, chuteiras, camisas, troféus, taças e outros objetos relacionados à história de Pelé, bem como recursos tecnológicos que auxiliam as exposições que integram o museu.

Os visitantes também podem se divertir com os painéis interativos cobrando pênaltis virtuais, tendo a velocidade de seus chutes computadas.