Muito bem, continuando o assunto do post anterior: Nômade Digital: O que é?, vamos falar de como você pode ganhar dinheiro pela internet de qualquer lugar do mundo e viajar bastante!

A primeira coisa que você deve fazer é conseguir trabalhar e ganhar dinheiro com a internet.

TER UM BLOG

Este é o item que as pessoas mais pensam quando falamos em nômades digitais. Mas, para ter um blog você tem que dominar algum assunto, saber escrever bem e trabalhar muito! Sim, achou que ter blog é fácil? Pois saiba que não é bem assim. Ter um blog dá trabalho e muitas vezes você tem que fazer tudo, como desenvolvimento do blog, selecionar e definir pautas, fotografia, edição de imagens, escrever o texto, editar, revisar, postar, divulgar…

FAZER VÍDEOS

Com a criação do YouTube e o seu rápido crescimento, as pessoas começaram a fazer mais e mais vídeos sobre os mais variados temas. São os chamados VLOGs, ou seja, um blog em vídeo. E virou até uma nova profissão, são os chamados vlogueiros ou youtubers. E claro, eles ganham dinheiro com isso e muito dinheiro! Sim, quanto mais visualizações e inscritos você tiver em seu canal, mais $$ você ganha! Claro que os vídeos precisam ser interessantes, ter um bom conteúdo, bem filmados, editados, nada é tão simples quanto parece ser, mas vale a pena tentar!

TRABALHAR COM MÍDIAS DIGITAIS

Você sabia que tem muita gente ganhando dinheiro com as mídias digitais, como facebook, instagram, twitter, entre outras?

E daí vem a pergunta: mas como ganhar dinheiro com isso? Primeiramente abrir uma conta, postar conteúdos interessantes, fotos criativas, com qualidade, inovadoras.

Você sabia que isso pode até virar uma profissão muito rentável? Os chamados instagrammers profissionais são pessoas que são pagas para viajar e tirar fotos para o Instagram! É o emprego dos sonhos!

Além disso, muitos famosos, blogueiros e pessoas influentes, com milhares de seguidores ganham (e muito) por postar fotos nas mídias sociais, principalmente no Instagram. As empresas de diversos seguimentos fazem os chamados publi posts quando enviam o material para ser postado na conta da pessoa e pagam por isso. Outra opção é o envio de produtos para serem testados e postados.

MARKETING DE AFILIADOS

Uma excelente opção para ganhar mais dinheiro pela internet é o marketing de afiliados, onde você divulga produtos e serviços das empresas no seu blog, através de banners, por e-mail, mídias sociais e ganha comissões por isso. Hoje em dia muitas empresas já possuem este sistema de vendas em seu próprio site ou em plataformas como a Lomadee e a Zanox.

FAZER PARCERIAS

Fazer parcerias, permutas, é uma boa opção para ganhar um dinheiro extra, mas, não é tão fácil quanto parece conseguir e nem tão rápido assim. Se você achou que é só chegar à empresa e pedir um desconto, ou uma hospedagem grátis, ou um produto e falar que você vai divulgar no seu blog e pronto, negócio fechado, cuidado! As empresas fazem uma criteriosa seleção, vão pedir dados do seu blog, quantidade de seguidores, visualizações, tempo de blog, conteúdo, ver se realmente compensa o investimento e talvez fechar o negócio. É uma longa caminhada, mas que depois que você conseguir a primeira, as próximas serão bem mais fáceis.

CURSOS ON LINE

Você tem algum assunto que domina e que é interessante ensinar para outras pessoas? Então, elabore um curso on line, faça vídeos, divulgue e comece a ganhar dinheiro!

DAR AULAS

Com a correria, falta de tempo, trânsito de hoje em dia, as pessoas estão preferindo estudar em casa através de sites e plataformas digitais. Uma novidade recente foi o site EnglishTown que oferece aulas de línguas com professores 24 horas por dia, perfeito para quem não tem tempo disponível ou prefere estudar em casa.

E-BOOKS

Se você dominar algum assunto, escreva um e-book e venda pela internet. Hoje em dia tem várias plataformas que ajudam na divulgação e na venda de e-books como o hotmart e o e-junkie. Além disso, você pode contar com a ajuda de outros blogs fornecendo uma porcentagem nas vendas do seu e-book.

HOME-OFFICE

Cada vez mais tem empresas que estão disponibilizando que o colaborador trabalhe em casa ou de algum lugar que tenha acesso à internet e telefone, é o chamado home-office. Isso gera economia para as empresas em luz, água, transporte, alimentação e ainda gera qualidade de vida para o colaborador.

FOTÓGRAFO

Sabe fotografar bem? Então você pode conseguir muitos trabalhos pela internet. Hoje em dia tem muitos sites que divulgam trabalhos freelancer, inclusive nos grupos do facebook.

Além disso, você pode trabalhar com edição de fotos e vender on-line em sites especializados como iStockFotoliaFreeimages.

WEBDESIGNER

Trabalhar com o desenvolvimento de sites, e-commerce, design só precisa de um computador.

PROFISSÕES QUE VIAJAM MUITO

Você também pode ter uma profissão que exija que você viaje muito ou que você tenha que morar cada hora em um país diferente, como é o caso da área de turismo, ser agente de viagens, guia turístico, gastronomia, ser um consultor e rodar o país, treinamentos, dar palestras, entre outras.

FREELANCER

Existem vários sites que oferecem vagas de freelancer em qualquer lugar do mundo como o 99FreelasUpWorkfiverr entre outros.

LOJA ON LINE (E-COMMERCE)

Ter um comércio virtual (e-commerce) hoje em dia está muito mais fácil, porém tem que trabalhar muito para se destacar em um mercado bastante competitivo. Mas ter um e-commerce tem as suas facilidades como você faz o seu horário, flexibilidade e pode cuidar de qualquer lugar do mundo.

TRABALHAR EM TROCA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

Já pensou em sair pelo mundo trocando as suas habilidades por hospedagem e alimentação? Saiba que tem sites que ajudam o viajante a encontrar lugares que precisam dos seus serviços, como o WorldPackers. Você pode cozinhar, trabalhar na recepção, ensinar línguas, guia turístico, administração, arrumação, jardinagem, fazenda, mídias sociais, vídeos, melhorar o site de uma pousada, por exemplo, entre outros.

Bom, mostramos algumas dicas de trabalhos, mas é claro que você também pode inventar uma nova categoria, inovar na sua profissão e transformar em algo do estilo nômade digital. Seja criativo e ganhe dinheiro!

Por Cynthia Sordi e Alvaro Sordi, do blog Gordiando