Sabe aquele final de semana lindo, com sol e céu azul que dá aquela vontade de passear, fazer um bate e volta? Então você vai agora conhecer uma boa opção de passeio: Pirapora do Bom Jesus, na região metropolitana de São Paulo.

Da capital, a opção é pegar a rodovia Castelo Branco, saindo na entrada para a cidade de Barueri (saída 26B). Como o trajeto passa por dentro da cidade, aproveite para conhecer um pouquinho de Barueri. E siga para a Estrada dos Romeiros que é bem bonita, cheia de árvores e belas paisagens com morros e rios da Serra do Ivoturuna, ideais para uma boa foto, é bem sinalizada, com radares, porém cheia de curvas e sem muitos postos de parada.

Igreja Matriz de Pirapora do Bom Jesus/SP

Créditos: Igreja Matriz de Pirapora do Bom Jesus/SP

Igreja Matriz de Pirapora do Bom Jesus/SP

O trajeto passa por várias cidades, uma que vale a pena fazer uma parada é Santana de Parnaíba, com o seu roteiro histórico e excelente gastronomia.

Após aproximadamente 55 km de estrada já é possível ver a pitoresca Pirapora do Bom Jesus.

História

O nome de Pirapora tem origem tupi que significa o pulo do peixe.

A cidade faz parte do Roteiro dos Bandeirantes, Romeiros e do Caminho do Sol.

A sua história começou em 1725 quando os pescadores encontraram a imagem de madeira de Bom Jesus (santo padroeiro da cidade) apoiado em uma pedra às margens do rio Anhembi que hoje tem o nome de Rio Tietê. Esta imagem está exposta na Igreja Matriz. A cidade desde o início esteve atrelada ao turismo religioso por ser considerada um vilarejo de missionários, porém hoje em dia é um local de atração e parada de romeiros. Em 1959, emancipou-se de Santana de Parnaíba, tornando-se município.

Bem próximo de Pirapora estão as cidades de Jundiaí, Cajamar, Cabreúva, Araçariguama, Santana de Parnaíba, São Roque, Sorocaba, outras boas opções de passeio.

O que ver?

1 – Igreja Matriz do Bom Jesus

Interior da Igreja Matriz de Pirapora do Bom Jesus

Créditos: Interior da Igreja Matriz de Pirapora do Bom Jesus

Interior da Igreja Matriz de Pirapora do Bom Jesus

Santuário do Bom Jesus ou Igreja Matriz de Pirapora do Bom Jesus nasceu da necessidade de um local para a celebração de missas já que a cidade era considerada ponto de parada de missionários e romeiros. Foi construída com arquitetura jesuíta e em sua fachada estão estátuas de São Pedro e São Paulo. No dia 6 de agosto de 1732 foi realizada a primeira festa em louvor ao Senhor Bom Jesus, festa esta que se comemora até hoje.

É o ponto mais visitado na cidade e onde se concentram as lojas, lanchonetes, restaurantes e nos finais de semana ficam várias barraquinhas com artigos religiosos e doces caseiros, como cocadas, doces de abóbora, cidra, entre outros.

2 – Rio Tietê

O rio Tietê está por todos os lados e seria um ponto turístico muito interessante e bonito se não fosse o fato do rio estar praticamente morto e com cheiro bem ruim. Aliás, o cheiro está por toda a cidade, ainda mais em dias mais quentes, é desagradável e ao mesmo tempo é triste de ver o que o homem fez com a natureza. Em certos dias é possível ver uma espuma branca por todo o rio Tietê, mostrando ainda mais a poluição.

O rio Tietê passa por Pirapora do Bom Jesus

Créditos: O rio Tietê passa por Pirapora do Bom Jesus

O rio Tietê passa por Pirapora do Bom Jesus

3 – Museu, Mosteiro de São Norberto e gruta

Logo atrás da Igreja Matriz tem o imponente Mosteiro de São Norberto, o Museu e também uma pequena gruta. Muitas pessoas acabam desistindo de visitar este ponto turístico devido aos 113 degraus para chegar até o local. Mas já avisamos que a vista da cidade é bem bonita e o local é bem interessante.

Começamos a nossa visita pelo museu que tem vários itens religiosos e da história da cidade. Infelizmente, como a maioria dos museus no Brasil, este também não é muito bem cuidado, mas vale a pena a visita.

A visita ao Mosteiro de São Norberto realmente impressiona pela riqueza de detalhes em sua construção, com peças lindas de madeira trabalhada, estátuas de mármore, vitrais em mosaico colorido e pelo menos no interior é bem conservado.

Valor: R$ 4,00.

4 – Coreto, lojas e barraquinhas

Próximo à igreja matriz tem um antigo coreto, mas o colorido da cidade fica para as várias barraquinhas e lojinhas com artigos de todos os tipos, como religiosos (fitinhas, imagens, terços), bichinhos de pelúcia, chapéu, artesanatos e tudo o que você consegue imaginar, é uma loucura!

Dicas

Sabemos que nem todos os estabelecimentos deixam os visitantes utilizarem o sanitário e muitas vezes temos que comprar algo para poder utilizar. Na cidade encontramos 2 opções, uma em frente a Igreja Matriz, descendo as escadas a sua esquerda e a outra opção é ir ao visitar o museu e o mosteiro, mas ai tem que pagar a entrada.

Nos dias mais tranquilos o visitante consegue parar o carro nas ruas próximas à igreja matriz, mas nos dias de evento na cidade ou nos finais de semana, principalmente aos domingos, pode ser que tenha que estacionar mais longe ou mesmo em estacionamentos.

O que comer?

Já fizemos um post sobre os Doces Clara aqui no Gordiando, mas não custa repetir. Típico da região, os Doces Clara possuem vários carrinhos cheio de doces caseiros, como cocadas de vários sabores (coco, coco queimado, mista, abacaxi, maracujá), doces de abóbora, batata doce, cidra, quebra-queixo entre outros. Esqueça da dieta e experimente!

Outras opções

Viu toda a cidade e quer ir para outros lugares próximos? Então temos algumas sugestões:

Pertinho de Pirapora do Bom Jesus tem algumas cidades interessantes como Araçariguama, São RoqueSorocaba.

Outra opção é ir até o Catarina Fashion Outlet, que fica na rodovia Castelo Branco e é um enorme shopping cheio de lojas com descontos incríveis, praça de alimentação e espaço para o seu pet andar livremente.

E do outro lado da Rodovia (tem retorno) fica o Posto mais bonito do Brasil, que é A Quinta do Marquês que nós adoramos!

É isso ai pessoal, o importante é passear bastante, conhecer novos lugares e se divertir! Até a próxima!

Por Cynthia Sordi, do blog Gordiando