Um trem turístico vai ligar Minas Gerais e Rio de Janeiro, passando por oito cidades mineiras e fluminenses a partir do segundo semestre deste ano.

As locomotivas já foram recuperadas e nove vagões estão sendo preparados para transportar os turistas pelos 160 km que ligam Cataguases (MG) a Três Rios (RJ).

Créditos: Isabela Kassow/Diadorim Ideias

Fazenda em Três Rios; cidade no sul-fluminense é o destino final da rota do trem turístico

Segundo o MTur (Ministério do Turismo), outras seis cidades serão contempladas com o passeio interestadual: Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas; e Sapucaia, no Rio de Janeiro. Os passeios serão realizados aos sábados, domingos e feriados e vão fortalecer a atividade turística nos municípios.

Créditos: Divulgação/F5 Comunicação

Locomotiva passará por dez cidades ligando da cidade de Cataguases a Três Rios​

Selo Facilite

Os turistas que já visitam a região em busca de atrativos naturais e históricos poderão apreciar as belas paisagens, além de realizarem viagens temáticas e atividades culturais ao logo das estações.

Créditos: Divulgação/Amigos do Trem

Estação em Três Rios, no sul do Rio de Janeiro

O projeto Trem turístico Rio-Minas é coordenado pelos Amigos do Trem --Organização da Sociedade Civil de Interesse Público-- e conta com o apoio das prefeituras e iniciativa privada da região, além da concessionária da ferrovia Centro Atlântica e órgãos do governo federal ligados ao transporte ferroviário.

Os trens poderão transportar até 850 passageiros, por dia de funcionamento, nos dois sentidos da ferrovia.

As composições partirão simultaneamente de Cataguases (MG) e Três Rios (RJ). Os turistas poderão fazer o trajeto completo de ida e volta ou retornar para a origem trocando de trem na metade do caminho.

O Brasil possui atualmente mais de 30 trens turísticos em operação.

Dicas de viagens rápidas de trem saindo de Londres