Tudo o que você precisa saber para trabalhar na Irlanda

Olá, pessoal! Somos do Blog #PartiuMundo. Falamos sobre viagens, intercâmbio e afins. Já visitamos 18 países diferentes e moramos em terras irlandesas por 1 ano. Exatamente por isso viemos compartilhar com vocês como é possível e simples trabalhar na Irlanda! :)

Nesta série de posts vamos falar sobre entrevistas, sites onde você pode se candidatar a um emprego, voluntariado, dicas para não entrar em pânico enquanto procura um emprego e muitos outros assuntos super interessantes.

Série Trabalhar na Irlanda
Série Trabalhar na Irlanda

Devido ao Tratado de Schengen, brasileiros não precisam ter visto para estudar no país por até 90 dias. De qualquer forma, nesta modalidade o intercambista entra como turista e não tem autorização para trabalhar. Entretanto, se o intercambista deseja aliar estudo e trabalho, deve-se obter o visto de estudante válido por 8 meses, onde estuda-se por 25 semanas e tira 8 semanas de férias. Com este visto, o estudante pode trabalhar até 20 horas semanais durante o período de aulas e até 40 horas semanais nos meses de férias.

A fim de saber com maior exatidão quem realmente está de férias, fica aprovado o trabalho de até 40 horas semanais apenas em períodos específicos (entre junho e setembro além do recesso de final de ano – entre 15 de dezembro a 15 de janeiro).

Para obter o visto irlandês de estudo e trabalho é necessário comprovar que o intercambista tenha ao menos 3 mil euros para eventuais necessidades. Antigamente era necessário abrir uma conta em um banco da Irlanda para tal comprovação. Agora, além dessa opção, pode-se utilizar de cartão pré pago com extrato em inglês ou efetuar um depósito em qualquer serviço registrado do banco irlandês.

Para saber em detalhes sobre essas e outras formas de comprovação, leia o artigo da nossa parceira MD4S Intercâmbio sobre Comprovação dos 3 mil euros: entenda os novos procedimentos para mais detalhes sobre o assunto.

Lembrando que as regras acima se aplicam aos brasileiros. Se você é de outra nacionalidade, consulte o site da imigração irlandesa.

Bom, na nossa série há um total de 10 posts, incluindo este, conforme abaixo:

  1. Trabalhar na Irlanda – apresentação
  1. Trabalhar na Irlanda: entrevista
  1. Trabalhar na Irlanda: sites
  1. Trabalhar na Irlanda: voluntariado
  1. Trabalhar na Irlanda: 5 técnicas para não entrar em pânico enquanto procura emprego
  1. Trabalhar na Irlanda: inglês básico e entrevista marcada. E agora?
  1. Trabalhar na Irlanda: é possível viver com trabalho de meio período?
  1. Trabalhar na Irlanda: você está pronto para trabalhar na sua área?
  1. Trabalhar na Irlanda: encarar ou não o subemprego?
  1. Trabalhar na Irlanda: dicas gerais

Esperamos que gostem e que seja útil para vocês conseguirem um emprego e viver o seu sonho de viver no exterior como nós fizemos.

Se além dos tópicos citados vocês quiserem saber algo mais, por favor, envie-nos um e-mail para partiumundo@gmail.com. A opinião de vocês é muito importante para nós!

E aí, curtiram? :) E se você ainda tem dúvidas, ficaremos felizes em ajudar. Para nos seguir nas redes sociais, esta é a nossa Fanpage no Facebook, este é o nosso Instagram e este é o nosso Canal no Youtube.