Turismo gastronômico: Lima, uma cidade, muitas cozinhas

O Peru tornou-se um sinônimo da gastronomia internacional. A culinária peruana não é apenas uma das melhores da América Latina (10 restaurantes do país compõem a lista dos 50 melhores da América Latina), mas também uma das maiores referências globais por seu multiculturalismo e grande qualidade e variedade de pratos.

O Peru tem 10 restaurantes entre os 50 melhores da América Latina

Não é coincidência que há alguns meses e, pelo sexto ano consecutivo, o Peru foi premiado com o “Melhor Destino Culinário do Mundo” no World Travel Awards 2017, considerado o Oscar do Turismo.

Visitar a capital Lima exige, quase que de maneira obrigatória, uma deliciosa parada culinária em pelo menos algum dos lugares listados abaixo.

Central

O Central, do chef Virgilio Martínez, é o quinto melhor do mundo

É a estrela mais brilhante no universo culinário do Peru. Está classificado como o segundo melhor restaurante da América Latina e o quinto melhor do mundo.

Comandado pelo chef Virgilio Martínez, o Central recupera a tradição pré-colombiana de troca e intercâmbio entre as comunidades da costa, das montanhas e da selva, com ingredientes de altitudes de até 3.500 metros até o nível do mar, com todos os tipos de peixes e mariscos.

O menu destaca as vieiras temperadas com rocoto peruano picante e transformadas em uma crosta com textura de merengue, e os clientes podem escolher para acompanhar seus pratos uma seleção de batatas peruanas decorada com muña, uma espécie de menta andina e lascas de alpaca.

Maido

É o número um na América Latina –8° a nível mundial– e é reconhecido pela sua cozinha japonesa.

O Maido fica no coração do bairro de Miraflores e guarda o tesouro dos segredos da cozinha japonesa, uma tradição cheia de detalhes que o chef Mitsuharu Tsumura tem se destacado em administrar e complementar com os sabores do Peru.

O menu oferece uma grande variedade de pratos que são servidos de quatro maneiras: no seu balcão, niguiris, ‘o entretempo’ e ‘de sua cozinha’.

 Osso

O Osso surgiu inicialmente como um açougue

Reconhecido por apresentar a melhor culinária de carnes, o restaurante Osso se destaca como a melhor grelha do Peru, com a peculiaridade de ter começado como um açougue.

Osso pode ser o restaurante menos autentico peruano nesta lista, mas também pode ser o melhor lugar na América do Sul para comer carne.

 Isolina

Com base nas receitas tradicionais de Lima, o menu desenvolvido pelo chef José del Castillo propõe um passeio culinário pela cozinha caseira da região.

Batizado em homenagem à mãe do chef, o restaurante se apresenta como um charmoso casarão barranquino (localizado no bairro de Barranco), onde são servidos os melhores pratos representativos da cozinha criolla de Lima, como o pão crocante com pejerrey (tipo de peixe) ou ovo; a costela de porco a la chorrillana, acompanhada de um cremoso caldo de milho, fígado com cebolas, tortilla de cérebro, cau cau con sangrecita (espécie de dobradinha, feita com tripas, acompanhada de batatas), rins com vinho tinto e diferentes tipos de ceviche.

 Amaz

O menu de bebidas do Amaz oferece uma interessante variedade de frutas raras

É a referência latino-americana por excelência da cozinha amazônica. Com um amplo conhecimento da região e um foco particular nos ingredientes frescos e tradicionais da floresta, o chef Pedro Miguel Schiaffino impõe seu toque selvagem aos pratos como o ceviche, o tacacho (feito à base de banana) e a cecina (espécie de carne desidratada).

Mesmo o menu de bebidas oferece uma interessante variedade de frutas raras e desconhecidas da despensa amazônica que o posicionam como um dos mais escolhidos da América Latina.

Fiesta

Localizado no bairro de Miraflores e dirigido pelo chef Héctor Solís, o Fiesta é o melhor representante da cozinha peruana do Norte.

Foi lá que Solís conseguiu fazer com que a comida regional de sua cidade natal Chiclayo entrasse na categoria das grandes comidas gourmet.

O arroz com pato a la chiclayana, o chinguirito (espécie de ceviche feito com o peixe típico da região chamado guitarra) e o espesado são as especialidades da casa, que leva esse nome pela união familiar e a atmosfera festiva que caracterizava a residência Solís durante a infância do chef.

La Mar

Uma das especialidades são os extravagantes ceviches com polvo, ouriço-do-mar, camarões e garoupa

Reconhecido mundialmente pela sua culinária de peixes e mariscos, o La Mar propõe a seus comensais serem cativados por um criativo repertório de ceviches.

Além dos extravagantes ceviches com polvo, ouriço-do-mar, camarões e garoupa, la chalaca de causas, com caranguejo, molho derretido, abacate e molho tártaro são os pratos mais solicitados.

Wa Lok

Destacado como o melhor exemplo expoente da comida peruana-chinesa, Wa Lok é apresentado como um restaurante oriental com uma grande variedade de pratos em 15 categorias diferentes.

Reúne com perfeição uma mistura culinária entre a transcendental comida chinesa e a vasta despensa peruana que

encanta todos os seus convidados. Com este estilo peculiar o lugar se caracteriza como a alternativa ideal para um agradável almoço familiar.

El Rincón Que no Conoces

Ícone da culinária afro-peruana e destaque por sua cozinha criolla cheia de tradição, este restaurante fundado pela chef Teresa Izquierdo, inclui uma grande quantidade de guisados ​​que variam diariamente, onde se pode saborear mais de 30 pratos entre entradas e pratos principais da melhor cozinha criolla, bem como uma seleção de sobremesas tradicionais.

Veda

Cozinha com filosofia. Percy García, chef do restaurante Veda, localizado no bairro de Miraflores, promove a comida sem açúcar, glúten, lácteos e sem qualquer tipo de alimento de origem animal e, claro, sem perder nem uma pitada do reconhecido tempero peruano.