Novo grupo começa a receber 13º do INSS; veja se você tem direito

Valor pode ser consultado na página do instituto ou por aplicativo

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a pagar a segunda parcela do 13º salário a aposentados e pensionistas que recebem o equivalente a até um salário mínimo (R$ 1.320,00).

Novo grupo começa a receber 13º do INSS; veja se você tem direito
Créditos: Agência Brasil
Novo grupo começa a receber 13º do INSS; veja se você tem direito

O benefício está sendo liberado antecipadamente, junto ao benefício do mês de junho, para os beneficiários cujo penúltimo algarismo do Número de Identificação Social (NIS) é 1. A partir de amanhã, começam a ser depositados os créditos dos beneficiários cujo NIS, desconsiderando o último dígito, termina no número 2, e assim sucessivamente, conforme o calendário de pagamentos previamente divulgado pelo órgão.

Os beneficiários que ganham acima de um salário mínimo a título de aposentadoria, pensão ou de outros benefícios pagos pelo previdência social começarão a receber o crédito a partir do próximo dia 3. O valor exato a que cada beneficiário faz jus pode ser consultado na página do INSS na internet ou por meio do aplicativo da autarquia.

Para aqueles que ganharem mais do que o salário mínimo, os pagamentos serão feitos pelo INSS entre os dias 1º e 7 de julho.

O pagamento do 13º salário contempla os segurados e dependentes da Previdência Social que tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão durante o ano de 2023.

De acordo com o governo, cerca de 30 milhões de beneficiários esperavam essa antecipação do 13º, totalizando um valor de R$ 62,6 bilhões em pagamentos efetuados nos meses de maio e junho. O 13º para aposentados normalmente é pago no segundo semestre, em agosto e novembro. Porém, nos últimos dois anos, o pagamento foi antecipado e realizado em abril e maio.

Na segunda parcela, será descontado o Imposto de Renda do 13º salário, então o valor recebido pelo beneficiário pode ser menor. É possível consultar o valor do pagamento no extrato do crédito do mês, disponível na página do INSS ( https://meu.inss.gov.br/ ) ou no aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS.