Ótima notícia para todos os empreendedores do Brasil
Atualização positiva na projeção do PIB em 2023 beneficia empreendedores brasileiros, segundo a Secretaria de Política Econômica; saiba mais!
A projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2023 foi revisada para cima pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda, passando de 1,6% para 1,9%. Essa atualização traz benefícios aos empreendedores em todo o Brasil
O Ministério da Fazenda informou que a elevação da projeção se deve ao aumento do crescimento esperado para este ano, refletido nos indicadores econômicos divulgados, que apresentaram resultados melhores do que os projetados para o primeiro trimestre e início do segundo trimestre.
De acordo com o relatório, a projeção de crescimento para o setor agropecuário foi revisada de 10,4% para 11%. Já a Indústria teve uma leve melhora na projeção, passando de 0,4% para 0,5%, enquanto para o setor de Serviços, que abriga o maior número de empreendedores, a projeção de crescimento subiu de 0,9% para 1,3%.
O crescimento esperado para 2024 permaneceu em 2,3%, enquanto para 2025 foi projetado um crescimento de 2,8%.
No entanto, houve um aumento na estimativa da inflação, o que não é favorável para os empreendedores.
A projeção de inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), subiu de 5,31% para 5,58%. Vale ressaltar que essa estimativa está acima da meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para o ano, que é de 3,25%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Em outras palavras, o limite inferior é de 1,75% e o superior é de 4,75%.
Com informações da Agência Brasil.