Prazo para receber restituição do Imposto de Renda é até quarta
Saiba como receber a restituição do Imposto de Renda em 2023 o mais rápido possível!
Caso você tenha direito à restituição do Imposto de Renda em 2023 e deseje receber o valor o mais rápido possível, ainda no 1º lote, é necessário que envie a declaração à Receita Federal até a próxima quarta-feira, dia 10. É importante conhecer o processo de pagamento das restituições e saber quem tem prioridade.
Prazos e datas de pagamento
O pagamento das restituições do Imposto de Renda referentes a 2023 iniciará no dia 31 de maio e será realizado em cinco lotes.
Conforme informado pela Receita Federal, os contribuintes que enviarem sua declaração até o dia 10 de maio poderão ter a possibilidade de receber a restituição no primeiro lote, seguindo critérios de prioridade definidos por lei, incluindo a data de entrega da declaração.
- Trancoso: saiba como o clima define a experiência de viagem e escolha consciente
- Ibis oferece 3º hóspede grátis em hotéis de todo o Brasil
- Por que, segundo especialistas, esta bebida ajuda a prevenir o Parkinson
- Alimento responsável por 6 mortes por hora no Brasil
Além disso, neste ano, aqueles que solicitarem restituição via Pix e utilizarem a opção de declaração pré-preenchida também serão incluídos nos critérios de prioridade.
De acordo com a Receita Federal, cerca de 7 em cada 10 contribuintes possuem direito à restituição do Imposto de Renda. Até às 15h da última sexta-feira, 5, foram recebidas 20,3 milhões de declarações pelo Fisco, sendo que 72,6% desse total tinham direito à restituição.
Confira a data de pagamento das restituições:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 29 de setembro
Pessoas que tem prioridade nas restituições:
- Idosos acima de 80 anos
- Idosos com idade igual ou superior a 60 anos
- Contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
- Quem utilizou a declaração pré-preenchida e/ou optou por receber a restituição por Pix
- Demais contribuintes
Segundo informações dos integrantes da Receita Federal, para que o contribuinte receba a restituição do Imposto de Renda via Pix, é necessário apenas informar a chave Pix formada pelo número do CPF no momento da entrega da declaração. A chave CPF é considerada única, o que aumenta a segurança para o contribuinte, sendo esta a única chave Pix aceita pela Receita para o pagamento da restituição.