Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova

Quem Inova

Alunos da rede pública do Rio obtêm certificado de Cambridge

Cinquenta crianças da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro receberam na semana passada certificados de proficiência em inglês da Universidade de Cambridge, da Inglaterra.

A entrega dos certificados faz parte do Programa Criança Global, que tem como objetivo universalizar e intensificar o ensino de inglês na rede pública. De acordo com a prefeitura, os alunos do 1° ao 3º anos do ensino fundamental têm uma aula semanal do idioma, enquanto os estudantes do 4º ao 9° anos têm dois tempos semanais, com ênfase na comunicação oral.

Foto: Divulgação/Secom
Foto: Divulgação/Secom

Foram contemplados 1.138 estudantes do 5°e 6° anos, dos ginásios Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch , Felix Mielli Venerando e  de outras escolas municipais. A avaliação foi dividida em duas fases: provas oral e escrita, para verificar os níveis de conhecimento das crianças na língua inglesa.

O ensino bilíngue foi implantado em quatro escolas, localizadas no Complexo do Alemão, na Pavuna, em Jacarepaguá e em Campo Grande, com o objetivo de introduzir metodologias e práticas de ensino da educação infantil até o 6° ano. A estimativa é implantar até 2016 em outras seis comunidades.

A coordenadora do Programa Criança Global no Complexo do Alemão, Glaucia Moraes, que nasceu na região, disse que vários eventos foram feitos para motivar os alunos a usar o inglês na maior parte do tempo. “Tivemos peça teatral, como “Romeu e Julieta” em homenagem aos 450 anos do poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare, e torneios de futsal bilíngue, para soletrar as palavras em inglês.”

Para Glaucia, é importante que esses alunos tenham as mesmas oportunidades que ela teve, independentemente de ter nascido em uma comunidade. “Temos uma escola bilíngue com uma equipe de professores competentes, que busca a formação continuada e procura se atualizar, conseguindo agregar conhecimento e qualidade para alunos da escola pública”, afirmou.

Via Agência Brasil