6 sinais de que você está vivendo uma amizade abusiva

Abusos podem acontecer em qualquer tipo de relação

Por: Superela

Às vezes a gente se apega às pessoas e não percebe que, assim, mantemos relações tóxicas. É comum falar em relacionamento abusivo e associar a um casal, mas a verdade é que o abuso pode acontecer em qualquer tipo de relação. E acredite: também acontece (e muito!) entre amigos.

Não é fácil perceber que você está em uma amizade abusiva. Na maioria das vezes, a gente demora muito para se dar conta. Por isso decidi compartilhar alguns sinais comuns de uma relação de amizade que não é saudável.

Sinais de uma amizade abusiva

amizade abusiva
Imagem: Pinterest

1. Tudo precisa sair exatamente do jeito que o seu amigo ou amiga quer

Quando o outro não está disposto a considerar o teu lado, a te escutar, a tentar conciliar as coisas de um jeito que agrade a vocês dois, deixa de ser uma relação e passa a ser apenas o desejo de um, mesmo que, para que este desejo aconteça, você precise se sacrificar. Geralmente, neste contexto, temos alguém que sempre dita as regras (ou que é temido), e o outro é aquele que se cala e se reprime por colocar a vontade alheia acima da sua.

2. O seu amigo ou sua amiga acha que nunca erra e que a culpa é sempre sua

Somos humanos e, portanto, todos falhamos. Errar é inevitável e reconhecer é preciso. Em qualquer relação, em algum momento, você vai errar. O mesmo serve para o outro. Se ele for incapaz de enxergar isso, de pedir desculpa, você sempre será a culpada por qualquer conflito. E, infelizmente, é comum absorver esta culpa quando você está em uma amizade abusiva e não percebe.

3. O seu amigo ou sua amiga sempre quer determinar como você deve agir

Continue lendo aqui: 6 sinais de uma amizade abusiva

Texto escrito por Beatriz Zanzini e publicado no Superela.

Compartilhe:

Por: Superela

O Superela é uma plataforma comprometida em aumentar a autoestima das mulheres. Nós empoderamos elas através de conteúdo sobre amor, sexo, vida beleza e estilo, e uma comunidade de suporte emocional para elas, altamente engajada e do bem. <3

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Superela da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.