Últimas notícias:

Loading...

Ex-BBB Josy Oliveira morre aos 43 anos

Ela não resistiu a uma cirurgia para tratar de um aneurisma cerebral

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Josy Oliveira, que participou do Big Brother Brasil 9, morreu, aos 43 anos, no sábado, 4, em São Paulo. Ela não resistiu a uma cirurgia para tratar de um aneurisma cerebral.

Ex-BBB Josy Oliveira morre aos 43 anos

O aneurisma foi diagnosticado no início deste ano. A cirurgia foi realizada na última terça-feira, 31, no Hospital Santa Catarina Paulista.

Mineira de Juiz de Fora, ela era cantora e psicóloga. Na música, gravou “Influências”, o disco de estreia, em 2006.

Josy era casada e deixou um filho.

O que é AVC?

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame cerebral, ocorre quando existe um entupimento ou rompimento de uma veia ou artéria dentro da cabeça, dificultando a passagem do sangue para o cérebro e provocando a paralisa cerebral.

ilustração de um corpo humano com uma marca vermelha no cérebro
Crédito: Sdominick/istockAtendimento rápido é decisivo

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença é o motivo mais comum de morte na população adulta no Brasil, ficando na 4ª posição no ranking da taxa de mortalidade entre os países latino-americanos e o Caribe e a estimativa é que em 2018 a incidência seja de 18 milhões de caso em todo o mundo.

Vale citar que existem dois tipos de AVC: o isquêmico, quando ocorre esse entupimento nas veias; e o hemorrágico, quando a veia estoura e o sangue se espalha pelo cérebro. As causas do hemorrágico podem ser a pressão alta constante, situação que a veia não aguenta e estoura, ou devido ao quadro de aneurisma, onde a parede do vaso está mais fragilizada, ficando fácil de se romper e estourar.

Atendimento rápido é essencial

Os danos são consideravelmente maiores quando o atendimento demora mais de três horas para ser iniciado.

Porém, o neurologista da Cia. da consulta, Moises Antônio de Oliveira, afirma que é importante saber que o AVC tem tratamento. “A partir do momento em que o paciente apresenta os primeiros sintomas, procure imediatamente o pronto socorro mais próximo. Quanto mais rápido for o atendimento, maiores são as chances de tratamento”, alerta. “Qualquer dificuldade de mexer um lado do corpo, ou ter a fala dificultada e a boca torta, é um motivo para ficar alerta, pois é possível reverter o quadro e evitar sequelas que podem gerar danos incuráveis”, acrescenta.

Sintomas

Entre os principais sintomas estão a dificuldade de locomoção, principalmente de um lado do corpo, como por exemplo um braço e uma perna fraca ao mesmo tempo, a dificuldade para conseguir falar e a boca torta. Também existem sinais menos comuns como uma tontura que começa sem motivos aparentes, vômitos e dores de cabeça.

Fique atento aos sintomas:

Na visão: perda temporária da visão em um dos olhos, visão embaçada ou dupla visão;

No corpo: tontura, formigamento, dormência no rosto, fraqueza muscular, dificuldade para caminhar paralisia com músculos fracos, paralisia de um lado do corpo;

Na fala: Perda ou dificuldade de fala; Incapacidade de falar ou entender o próprio idioma.

Compartilhe:

Tags: #BBB #Famosos