Últimas notícias:

Loading...

Criança de 3 anos morre após engasgar com chiclete em shopping

Menina chegou a ser atendida e encaminhada a hospital

Por: Redação

Uma garota de 3 anos de idade, que passeava com os avós num shopping do Rio de Janeiro, morreu após engasgar com um chiclete.

Mãe observa o que deve ser feito com criança em caso de engasgo
Crédito: RossHelen/iStockMãe observa manobra que deve ser feita em criança em caso de engasgo

A assessoria de imprensa do shopping Ilha Plaza, na Ilha do Governador, afirmou que a menina chegou a ser socorrida, ficou em observação no CTI (Centro de Terapia Intensiva) no Hospital Evandro Freire, mas não resistiu.

De acordo com informações do jornal “O Globo”, a nota do shopping afirma que os brigadistas do estabelecimento prestaram o atendimento de emergência à menina e a acompanharam até o hospital. O shopping também prestou condolências à família da vítima.

A Secretaria Municipal de Saúde afirmou, também em nota, que a criança chegou ao hospital com parada cardiorrespiratória.

Como prestar socorro em casos de engasgo

O engasgo é considerado uma emergência, e em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo. Sendo assim, agir rapidamente evita complicações.

Seguem instruções do Ministério da Saúde para agir em caso de engasgo por corpo estranho:

Manobra de Heimlich

Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.

Como agir em caso de engasgo em bebês:

Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

Compartilhe:

Tags: #Saúde