Últimas notícias:

Loading...

Eclipse parcial lunar mais longo do século será visto do Brasil

O eclipse será mais visível na região Norte do que no Sul do país.

Por: Redação

O mais longo eclipse lunar parcial do século poderá ser visto do Brasil na madrugada desta sexta-feira, 19. O fenômeno deve durar cerca de 3h30.

O eclipse terá início às 3h02 (horário de Brasília) e seu ápice ocorrerá às 6h02, quando 97,4% da Lua estará encoberta pela sombra do planeta Terra. A observação do momento máximo dependerá do local em que a pessoa estiver

Crédito: Divulgação/NasaNo auge do eclipse, Lua terá mais de 97% de sua superfície coberta pela sombra da Terra

Se a previsão do tempo ajudar, o eclipse poderá ser visto a olho nu em grande parte do Brasil sem ajuda de binóculo ou telescópio. O fenômeno também poderá ser contemplado na Austrália, nas Américas do Norte e do Sul, e em parte da Ásia e Europa.

Para ver o eclipse, procure um local onde prédios, árvores ou montanhas não obstruam a linha do desse horizonte. Segundo a Climatempo, pessoas localizadas em cidades com poluição luminosa, não irão perceber o início do eclipse lunar penumbral. O fenômeno será mais visível na região Norte do Brasil do que no Sul.

 Mapa mostra a visibilidade do eclipse parcial lunar
Crédito: NASA/JPL-CaltechMapa mostra a visibilidade do eclipse parcial lunar

Eclipses parciais são mais frequentes do que eclipses totais, ainda que menos espetaculares.

A longa duração do fenômeno está relacionada à órbita da Lua, que estará perto do seu ponto mais distante da Terra, o chamado “apogeu”.

Compartilhe:

Tags: #Ambiental