Foto do eclipse tirada por brasileiro vira ‘imagem do dia’ da Nasa

A imagem mostra o momento exato da sobreposição do Sol pela Lua com pássaros voando

Por: Redação | Comunicar erro

A foto do eclipse total do sol tirada pelo brasileiro Leonardo Caldas, de 43 anos, foi escolhida pela Nasa como a “imagem do dia” desta terça-feira, 9.

A imagem capta o momento em que a Lua se posiciona em frente ao Sol no mesmo instante que um grupo de pássaros passeava pelos céus de La Sirena, no Chile, onde foto foi tirada na última terça-feira, 2.

Crédito: Leonardo Caldas / Arquivo PessoalOs pássaros junto ao eclipse chamaram a atenção da Nasa

“Submeti a foto à aprovação no mesmo dia em que a tirei, mas a triagem é bastante criteriosa, para evitar fraudes. Os editores do site a Apod (Astronomy Picture of the Day) só acreditaram que minha foto não era montagem quando viram o vídeo de onde tirei este frame”, disse o astrofotógrafo brasiliense em entrevista ao G1.

Esse é o terceiro evento que Leonardo acompanha. Ele comenta que ficava tão concentrado em tirar a melhor foto, que não “aproveitava o momento”.

“Dessa vez, eu estava com um equipamento melhor. A câmera gravava em 4k e, por causa dessa qualidade, decidi apenas filmar o eclipse”, conta.

No texto que acompanha a imagem no APOD, os pássaros são os protagonistas. “Histórias sobre comportamentos inusitados de pássaros durante eclipses têm sido contadas através dos séculos”, explica, “muitos observadores notaram pássaros agindo como se fosse crepúsculo, e pousando ou voando próximos ao chão”.

Compartilhe: