Judoca Rafaela Silva é pega no doping e perde medalha de ouro do Pan

As audiências sobre a situação de competidores pegos no exame antidoping em Lima foram agendadas para os dias 3 e 4 de outubro

Por: Redação Comunicar erro

Pega no doping, a judoca brasileira Rafaela Silva perderá a medalha de ouro conquistada nos jogos Pan-Americanos de Lima, realizado em Agosto.

DOPING JUDOCA RAFAELA SILVA MEDALHA PAN
Crédito: DivulgaçãoJudoca Rafaela Silva é pega no doping e perde medalha de ouro do Pan

O exame antidoping de Rafaela Silva, que ganhou a medalha de ouro na categoria 57kg, testou positivo para o uso da substância proibida chamada fenoterol, que tem efeito broncodilatador, geralmente usado em tratamentos contra doenças respiratórias, como asma.

O comunicado oficial foi feito na tarde desta quarta-feira, 25, pela Panam Sports, entidade que organiza os jogos.

A informação da perda da medalha foi dada pela pela Panam Sports, a entidade que organiza os Jogos Pan-Americanos. O Brasil também perdeu o bronze de Kacio Freitas no ciclismo de pista e passa a contabilizar 54 medalhas de ouro, 45 de prata e 70 de bronze no Pan de Lima.

Na semana passada, Rafaela justificou o resultado adverso do exame pela proximidade com uma bebê, filha de uma colega judoca do Instituto Reação, seu local de treinos.

“Eu não faço uso dessa substância, não tenho asma, não tenho nada. Quando fiquei sabendo dessa notícia, fiquei pensando todos os dias o que eu tinha feito, o que podia ter acontecido. A única pessoa que fez uso dessa substância foi a Lara, que treina no Instituto Reação. Eu tenho mania de dar meu nariz para a criança chupar. Conforme ela vai chupando meu nariz, eu vou inalando as substâncias que ela manda para o meu corpo”, afirmou.

Segundo a campeã olímpica, o contato aconteceu cinco dias antes da coleta da amostra.

De acordo com a entidade, as audiências sobre a situação de competidores pegos no exame antidoping em Lima foram agendadas para os dias 3 e 4 de outubro. Os organizadores ainda aguardam os resultados de análises das amostras B solicitadas pelos atletas.