Mamma Bruschetta passará por nova cirurgia para retirada do estômago

Apresentadora foi diagnosticada com câncer em novembro

Mamma Bruschetta será submetida nesta quarta-feira, 4, a mais uma cirurgia para retirada de um tumor maligno no esôfago. O procedimento será realizado no Hospital São Luiz Itaim, em São Paulo.

Mamma Bruschetta foi diagnosticada com câncer em novembro
Créditos: Reprodução/Instagram
Mamma Bruschetta foi diagnosticada com câncer em novembro

A assessoria de imprensa confirmou a informação por meio do Instagram da artista. Na operação, será retirado o estômago de Mamma, eliminando os 30% de chance que restam do câncer voltar.

Em novembro, a apresentadora foi submetida a uma primeira operação para a retirada de um tumor maligno no esôfago.

A apresentadora descobriu o câncer após ser submetida a endoscopia em 15 de novembro.

View this post on Instagram

Nota Oficial: São Paulo, 03 de dezembro de 2019 –
O Hospital São Luiz Itaim informa que a paciente Mamma Bruschetta, 70 anos, deu entrada na unidade para a realização de procedimento cirúrgico. Após ser submetida a endoscopia, foi constatado, por meio de biópsia, um tumor maligno localizado na junção esôfago gástrica. A paciente e a equipe multidisciplinar optaram por tratamento cirúrgico que será realizado na manhã desta quarta-feira (04). Direção médica responsável:
Jorge Luiz Nahás – Cirurgião oncológico Fernando Sogayar – Diretor Médico do Hospital São Luiz Itaim
José Jair James – Diretor geral do Hospital São Luiz Itaim

A post shared by Mamma Bruschetta (@mammabruschetta) on

O que é câncer de esôfago?

No Brasil, o câncer de esôfago (tubo que liga a garganta ao estômago) é o sexto mais frequente entre os homens e o 15º entre as mulheres, excetuando-se o câncer de pele não melanoma.

Sintomas e sinais

Em sua fase inicial, o câncer de esôfago não apresenta sinais. Porém, com a progressão da doença, podem surgir sintomas tais como dificuldade ou dor ao engolir, dor retroesternal (atrás do osso do meio do peito), dor torácica, sensação de obstrução à passagem do alimento, náuseas, vômitos e perda do apetite.

Na maioria das vezes, a dificuldade de engolir (disfagia) já sinaliza doença em estado avançado. A disfagia progride de alimentos sólidos até pastosos e líquidos. A perda de peso pode chegar a até 10% do peso corporal.

Prevenção

-Não fumar e não se expor ao tabagismo passivo.  Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo tabagismo.
-Evitar o consumo bebidas alcoólicas.
-Comer mais frutas e vegetais e menos carne vermelha e gorduras.
-Manter o peso corporal adequado.
-Identificar e tratar a doença do refluxo gastroesofagiano (DRGE).
-Consumir bebidas quentes como chimarrão, café e chá em temperaturas inferiores a 60ºC. Para garantir a temperatura adequada para consumo, após o preparo, deve-se esperar em torno de cinco minutos para ingerir a bebida.
-Fazer atividade física.
-Utilizar camisinha durante a relação sexual. (Fonte: Instituto Nacional do Câncer). Saiba mais sobre essa doença.