Morre crítico de cinema Rubens Ewald Filho aos 74 anos em SP

Jornalista estava internado em estado grave desde o dia 23 de maio no Hospital Samaritano, em São Paulo

Por: Redação

O crítico de cinema Rubens Ewald Filho morreu, nesta quarta-feira, 19, em São Paulo aos 74 anos.

Crédito: DivulgaçãoMorre crítico de cinema Rubens Ewald Filho aos 74 anos em SP

Ewald Filho é considerado um dos maiores especialistas em cinema do país e estava internado estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Samaritano, em Higienópolis, na região Central de São Paulo, desde o dia 23.

Após ter sofrido um desmaio seguido de uma queda de escada rolante, ele passou por um tratamento cardiológico e das fraturas decorrentes da queda, mas não resistiu.

O velório será nesta quinta-feira, 20, na Cinemateca Brasileira, das 7h as 15h. O enterro será no Cemitério dos Protestantes as 16h.

Nascido em Santos, Rubens Ewald Filho assistiu a mais de 37 mil filmes. Começou a carreira no jornal “A Tribuna”, de Santos, em 1967.

Ainda criança, o crítico criou o hábito de anotar todos os filmes que via em um caderno, incluindo o nome do diretor, elenco, roteirista e outras informações.

Ewald se tornou famoso principalmente por sua participação nas transmissões brasileiras da cerimônia do Oscar, as quais comentava e opinava ao vivo, demonstrando intenso conhecimento do cinema.

Ele participou também na curadoria de festivais de cinema, frequente no Festival de Cinema de Gramado.

Ele foi grande responsável por popularizar o papel de crítico. Trabalhou na Globo, SBT, Record,  Cultura,  HBO, Telecine e TNT, sua emissora mais recente.

No começo deste ano, Ewald Filho ganhou um quadro no YouTube do TNT. Em Rubens Responde.

Todo seu conhecimento sobre cinema Rubens Ewald Filho deixou registrado também em livros como “Dicionário de Cineastas”, “Cinema com Rubens Ewald Filho”, “Os 100 Maiores Cineastas”, “O Oscar e eu” e “Os 100 Melhores Filmes do Século 20”.

Compartilhe: