Últimas notícias:

Loading...

Morre Lya Luft aos 83 anos em Porto Alegre

A filha da escritora afirmou que Lya morreu enquanto dormia

Por: Redação

A escritora Lya Luft morreu na madrugada desta quinta-feira, 30, em Porto Alegre. Natural de Santa Cruz do Sul, ela tinha 83 anos e faleceu em casa.

Morre Lya Luft aos 83 anos em Porto Alegre
Crédito: Getty Images/iStockphotoMorre Lya Luft aos 83 anos em Porto Alegre

De acordo com a filha Suzana Luft, Lya estava lutando há 7 meses contra um melanoma, câncer descoberto já com metástase. Ela ficou internada, porém pediu para ir para casa antes do Natal. Ainda segundo a filha, Lya morreu enquanto dormia. A cerimônia de despedida deve ficar restrita apenas à família.

O governador do RS, Eduardo Leite, se manifestou pelo falecimento. “O RS perde um dos seus maiores nomes da literatura. Lya Luft nos deixa aos 83 anos e abre uma lacuna difícil de ser preenchida. Que Deus conforte a família e os amigos”, postou.

A Academia Riograndense de Letras também se manifestou. “Comunico falecimento da Lya Luft, nossa escritora do ano, nesta madrugada. Nossa homenagem chegou em tempo e trouxe alegria aos seus últimos dias”, falou o presidente da entidade, Rafael Bán Jacobsen.

Filha de descendentes alemães, foi incentivada a desenvolver o hábito da ler ainda pequena. Depois de cursar o então Ensino Primário e o Científico, ela passou um ano em Porto Alegre, em 1955, fazendo a Escola Normal no Colégio Americano.

Ela retornou para Santa Cruz do Sul para concluir a Escola Normal. Voltou para Porto Alegre para cursar faculdade em 1959. Na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Lya terminou o curso de Letras Anglo-germânicas em 1963.

Compartilhe:

Tags: #Famosos