EM ALTA

Novo ciclone bomba chega ao Sudeste e ventos em SP são de até 70km/h

Ventos fortíssimos já foram sentidos em São Paulo durante a tarde de segunda-feira

Por: Redação

Um novo ciclone bomba chega ao Sudeste brasileiro, entre está segunda, 14 e terça-feira, 15. Formado no mar, na costa Sul do Brasil, o fenômeno provocará ventanias na região, com rajadas que podem chegar a da 70km/h, em São Paulo. Segundo informações do Climatempo, no litoral do Rio Grande do Sul e na costa sul de Santa Catarina podem ocorrer ventos de até 90km/h.

Crédito: Istock/dabldyNovo ciclone bomba chega ao Sudeste e ventos em SP são de até 70km/h

Ciclone Bomba é uma espécie de ciclone extratropical —formado em latitudes médias, distante dos trópicos—, mas são ainda mais intenso.

Além da formação do ciclone, há o deslocamento de uma frente fria , na casta do Sudeste. A junção dos fenômenos pode provocar chuvas na região leste do estado de São Paulo.

De acordo com o Climatempo, a formação de um ciclone bomba acontecerá nesta madrugada. De acordo com a previsão, a pressão do ar cairá acentuadamente e de forma rápida, tudo se dará num curto espaço de tempo.

Segundo meteorologistas, é justamente, quando há a queda de pressão – de pelo menos 24hPa (hectopascais) – em 24 horas, que o fenômeno se forma.

Este fenômeno não é raro no Brasil, ele acontece com frequência, e os meteorologistas ficam mais atentos quando percebem que a pressão do ar está caindo rapidamente, dando o indicativo de de tempestade e ventania.

Na tarde desta segunda, os ventos já aumentaram na região sudeste, especialmente em São Paulo. Em julho deste ano, um ciclone bomba atingiu Santa Cataria e com ventos de 130km/h, 10 pessoas morreram no estado.

Compartilhe: