Últimas notícias:

Loading...

Orkut de volta? Criador reativa site e promete novidades

O Orkut que deixou os brasileiros viciados em redes sociais

Por: Redação

Febre no Brasil, a rede social Orkut pode estar de volta. Para deleite dos saudosistas. É que nesta quarta-feira, 27, o site oficial foi reativado com uma mensagem do seu fundador, o engenheiro turco Orkut Buyukkokten.

No comunicado, o criador da primeira rede social do mundo disse que está “construindo algo novo”. Orkut Buyukkokten ressaltou ainda que acredita que as conexões podem “mudar o mundo”.

O Orkut que deixou os brasileiros viciados em redes sociais
Crédito: ReproduçãoO Orkut que deixou os brasileiros viciados em redes sociais

O Orkut surgiu em 2004 e foi comprado pelo Google em 2008, que anunciou o fim da rede social em 29 de setembro de 2014.

“Eu sou um otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!”, diz o comunicado, escrito em inglês e português.

O anúncio em português tem um bom motivo. É que somente no Brasil, o Orkut conquistou mais de 29 milhões de usuários em dez anos. Dois anos após fim da rede social, o Google disponibilizou um acervo gratuito com todas as comunidades do site, que era como um “grupo”.

As comunidades estão listadas em ordem alfabética, o que deixa mais fácil a busca por aquela página “Cabras não têm muitas ambições”, por exemplo. “Com o objetivo de preservar a história de conexões e conversas do Orkut, esse arquivo traz todo o conteúdo público dessas comunidades”, diz o texto de apresentação da página.

A notícia da possível volta do Orkut surge dois dias depois que Elon Musk comprou a rede social Twitter e dividiu opiniões. O empresário disse que quer aumentar a liberdade de expressão plataforma.

Compartilhe: