Os itens que você deve se desfazer para tornar sua casa mais segura

Alguns itens domésticos do dia a dia, aparentemente inofensivos, podem nos causar algumas dores de cabeça. Saiba como evitá-las!

Pode não fazer sentido à primeira vista, mas é verdade: é muito difícil organizar tudo o que se mantém em casa apenas por precaução. Apegar-se a pertences potencialmente úteis toca nosso profundo sentimento de lar como porto seguro – nosso armazém do que precisamos para viver.

Mas aqui vai um segredo: a melhor maneira de romper os laços que temos com os objetos que estão entupindo nossos espaços é analisar as razões pelas quais ainda nos apegamos a eles. Às vezes, seus itens de “possível utilidade” podem ser piores do que meramente inúteis – e mantê-los pode acabar sendo uma má ideia. Eles representam potenciais riscos à saúde e à segurança de sua casa e das pessoas que a habitam.

Portanto, se você deseja recuperar o espaço de seus ambientes, comece pela exclusão dos itens que representam uma desvantagem em serem armazená-los para mais tarde:

Pertences de cabos elétricos velhos

Cabos elétricos danificados são um risco eminente de choque e incêndio. Caso ouse conectá-los, preste atenção naqueles cabos que estejam frouxos, desgastados ou quentes ao toque. Se o item com fio tiver mais de 20 anos, você também poderá examiná-lo em busca de recursos de segurança modernos, como lâminas polarizadas (em que um pino é maior que o outro para garantir que só possa ser conectado de uma maneira) e uma face grande do plugue que cubra os slots da tomada.

Equipamento infantil obsoleto

objetos infantis quebrados também podem representar um risco
Créditos: MCA Estúdio/CASACOR
objetos infantis quebrados também podem representar um risco

Entre itens de crianças que podem ser considerados inseguros e que você deve deixar de lado, estão banquinhos de carro que já têm mais de 6 anos e capacetes quebrados ou velhos.

Utensílios de madeira velhos ou rachados e tábuas

Tábua rachada pode abrigar partículas de alimentos e bactérias
Créditos: divulgação/Casa.com.br
Tábua rachada pode abrigar partículas de alimentos e bactérias

Continue lendo aqui.

Em parceria com a Catraca Livre, a Casa.com.br vai publicar conteúdos sobre urbanidade, sustentabilidade, arquitetura, faça você mesmo, dicas para sua casa e decoração. Confira tudo neste link.