Projeto vai a comunidades ribeirinhas da Amazônia para conquistar crianças com teatro, diversão e literatura

O Instituto Ler para Crescer percorre a bacia do Amazonas levando alegria e leitura para os pequenos que não têm acesso aos universos dos livros

Muitos barcos percorrem os caminhos aquáticos da bacia do Amazonas. A cada porto e parada sobem e descem viajantes e trabalhadores, que carregam debaixo do braço suas redes e trouxas de roupa. Mas de um barco não muito grande desce um grupo de palhaços, piratas e outras pessoas com perucas e caras pintadas. É a equipe do Instituto Ler para Crescer, que percorre as comunidades ribeirinhas da bacia para levar teatro, literatura e alegria às crianças desses locais.

A “equipe” na verdade é composta pelo casal Elaine Elamid e Tommaso Lombardi e um grupo de voluntários, amigos ou desconhecidos, que se interessa pela atividade. Periodicamente, eles alugam um barco e abordam uma comunidade ribeirinha chamando a atenção das crianças e adultos. Reúnem um grupo e começam a fazer brincadeiras, gincanas e pequenas encenações. No momento em que o deslumbre dos pequenos atinge o nível máximo, o grupo apresenta obras de literatura infantil, mostrando que outras histórias e diversões podem ser encontradas também naquelas páginas.

Assista abaixo ao vídeo que mostra pouco mais do projeto. Também vale a pena ler o relato feito pela equipe do Imagina na Copa, que acompanhou voluntariamente uma dessas viagens do Ler para Crescer.

Por Redação