Evento_no_Facebook

1) Os eventos no Facebook devem, necessariamente, estar relacionados a um evento previamente publicado no site em formato de post - ou posts - de agenda (lead completo e caixa de serviço).

2) O texto deve seguir a linguagem do Catraca Livre e, de preferência, não revelar todas as informações, incluindo as de serviço (às vezes, não é possível).

3) O título do evento deve ser direto (não é título de matéria), de preferência com as informações básicas “o que” e “onde”.

Ex 1: 1º Festival Rua Aberta no centro de São Paulo

Ex 2: Caetano Veloso: show gratuito no Largo da Batata

4) A descrição do evento deve estar resumida e carregar certo mistério. Dessa forma, é possível encaminhar os interessados para mais informações e detalhes por meio do link da matéria. O que resulta em audiência para o site.

Ex 1: Ney Matogrosso, Criolo e Clarice Falcão são destaques da programação do Festival, que apresenta ao público mais de 10 shows. Confira todos os artistas que agitam a festa e ainda ouça uma playlist especial criada pelo Catraca Livre: link do post.

Ex 2: No palco, Caetano recebe convidados especiais e apresenta repertório incrível. Todos os detalhes deste show imperdível você encontra aqui: link do post.

5) A foto de capa não deve ser logo ou flyer. O ideal é que seja uma foto chamativa, que faça a melhor referência ao evento. Se as atrações não forem tão conhecidas do público, uma opção é colocar a fachada do local onde elas acontecem. Se for um evento com diversas atrações, vale fazer uma montagem com as principais. Se houver acordo com parceiros (comercial ou de conteúdo), a foto pode conter o logo do cliente. Obs: atenção aos direitos de uso de imagem e aos créditos.

Festival_Rua_Aberta

Importante: Um único evento pode ter mais de um post no site. Nesses casos, é possível criar um evento no Facebook e colocar todos os links do site como referência ao leitor; ou ainda, criar diversos eventos, um para cada post. Isso vai depender da estratégia de divulgação, e o ideal é estudar caso a caso.