Atenção: Para o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) é considerada criança a pessoa com idade de 0 a 12 anos. Histórias que envolvam pessoas maiores que essa idade não entram no Catraquinha.

Descrição das editorias

Aprende​r

Nesta editoria divulgamos experiências de boas práticas de inovação em educação contando a história de escolas que enxergam as crianças como sujeitos transformadores e protagonistas. Também é aqui que entram as notícias sobre educação no Brasil e no mundo, dicas para educadores como concursos, editais e cursos. Exemplos:

● Para estimular leitura, creche no Maranhão monta 'Babyteca'

● Creche no Rio Grande do Norte inclui banho de cachoeira na rotina

● No Ceará, alunos constroem primeiro museu de plástico do Brasil

Economizar​

O intuito desta editoria é estimular o consumo consciente e apresentar soluções práticas para as famílias. Para isso, divulgamos cursos gratuitos, experiências de consumo sustentável, economia colaborativa e solidária e empreendedorismo materno. Também é aqui que entram as ideias para reaproveitar materiais e dicas de “faça você mesmo”.

Cuidar​

Esta é a editoria que divulgamos as notícias na área de saúde da criança e das mães. Isso inclui: cuidados com os bebês, gestação, parto, pós­parto. Aqui, defendemos o atendimento humanizado em todas as experiências. Nunca esquecer de direcionar a mensagem aos pais/família, não somente à mãe.

Nutrição​

Notícias na área de nutrição infantil com ênfase ao combate a obesidade infantil e amamentação. Para isso, divulgamos receitas saudáveis e práticas como saída para diminuir o consumo de industrializados. Também entra as experiências das merendas das escolas. O tom não é de crítica e sim, de inspiração. Nunca esquecer de direcionar a mensagem aos pais/família, não somente à mãe.

Encantar​

A editoria apresenta conteúdos fofos e inspiradores envolvendo a infância. Aqui entra galeria de fotos, vídeos fofos e engraçados, ensaios inusitados de gestante e bebê e situações divertidas e inspiradoras envolvendo crianças.

Atenção: Não divulgamos ensaios em que as crianças posem para uma marca ou qualquer fim comercial e ensaio em os que os bebês apareçam dormindo e houve interferência em seu sono.

Defender​

Editoria que divulga notícias que envolvem os defesa dos direitos da crianças. Há uma ênfase contra a publicidade infantil, o consumismo infantil, o direito ao brincar e o direito à cidade. Atenção: muito cuidado ao usar de sensacionalismo para expor denúncias de direitos violados. Tentamos ser propositivos mostrando boas experiências, sempre apontando soluções.

Família​

Levando em consideração todas as formações familiares, divulgamos dicas para pais e mães melhorarem suas relações. Temas que abordamos: paternidade ativa, maternidade ativa, maternidade real, vínculo, equidade de gênero, adoção. Defendemos responsabilidade de todos os atores sociais nos cuidados e no desenvolvimento integral das crianças. Também é nessa seção que falamos de literatura infantil.

Manual de brincadeiras​

Aqui não falamos especificamente sobre a importância do brincar, mas sim um passo a passo ensinando novas brincadeiras.

Agenda​

Eventos gratuitos ou até R$ 30. Programação cultural para a família (música, teatro, oficinas) de preferência eventos ao ar livre, fora de shoppings e outros espaços comerciais.