Costureira que montou varal solidário com máscaras morre de covid
Maria Ruiz Vertuan, 72 anos, começou a costurar máscaras para ocupar seu dia durante o isolamento e ajudar quem não tinham condições de comprar
A costureira Maria Ruiz Vertuan, 72 anos, que promoveu um gesto de solidariedade costurando máscaras e as oferecendo de graça à população de Jaú (SP) em um varal montado em frente ao portão de sua casa, morreu vítima de covid-19 na última terça-feira, 26.
Maria começou a costurar máscaras para ocupar seu dia durante o isolamento social em maio do ano passado, minimizar os efeitos de uma depressão e ainda ajudar as pessoas que não tinham condições de comprar máscaras de proteção.
Em entrevista ao G1, o filho de Maria, Carlos Roberto Vertuan, 46 anos, contou que a mãe teve uma evolução rápida e violenta da doença, morrendo em menos de uma semana após apresentar os primeiros, e ainda leves, sintomas.
- Os sintomas da XEC, nova variante da covid-19; como prevenir?
- Saiba se é possível ter dengue e covid ao mesmo tempo
- Variante Eris faz casos de covid aumentarem no Brasil; veja o que se sabe
- Saiba quais são os novos sintomas da variante Eris da covid
Segundo ele, a mãe reclamou de um mal-estar na quarta-feira, 20, e foi levada a uma unidade de saúde. No sábado, 23, já com falta de ar, voltou ao hospital e ficou internada, no respirador.
No dia 25, a costureira precisou se entubada e faleceu no dia seguinte Maria foi enterrada no mesmo dia, sem velório, no cemitério municipal de Pederneiras, onde tinha parentes.