Zuza Homem de Mello morre aos 87 anos
Velório do jornalista será fechado para familiares e amigos próximos
O jornalista e pesquisador musical Zuza Homem de Mello morreu neste domingo, 4, aos 87 anos, em São Paulo. Segundo informações da família, Zuza morreu vítima de infarto enquanto dormia.
“Com enorme dor no coração comunico que perdemos nosso querido Zuza. Ele morreu dormindo, de infarto, após termos brindado na noite de ontem todos os projetos bem sucedidos. Em 35 anos de uma vida compartilhada, pude testemunhar o amor desse homem pela vida, pelos eu trabalho e pela música. Zuza nos deixou em paz após viver uma vida plena!” , diz o comunicado assinado pela esposa Ercilia Lobo, filhos e netos.
O comunicado também informa que “em razão da pandemia, o velório será apenas para a família e amigos próximos”.
- Programação do São João de Diadema incentiva artistas locais
- Yuri Bastos, o DJ Linearwave, morre de câncer aos 33 anos
- Homem de 54 anos morre de febre maculosa em Minas Gerais
- Menina de 27 dias morre após ser estuprada; Pai foi preso no enterro
Trajetória
José Eduardo Homem de Mello, mais conhecido como Zuza Homem de Mello, era um nome importante da cena musical brasileira. Jornalista, Zuza se especializou na história da música popular brasileira (MPB), tendo trabalhado como produtor e diretor musical de figuras como Elis Regina, Milton Nascimento, Elizeth Cardoso e Gilberto Gil.
Paulistano nascido em 20 de setembro de 1933, Zuza foi baixista profissional até ingressar na faculdade de engenharia, curso que abandonou em 1955 para dedicar-se à música.
Trabalhou como colunista de jazz para os jornais paulistanos Folha da Noite e Folha da Manhã.
Mais tarde, iniciou estudos de música fora do Brasil, na School of Jazz, onde teve aulas com Ray Brown, e na Julliard School of Music, ambas nos Estados Unidos.
Na época dos festivais de música, trabalhou na TV Record como engenheiro de som nos programas de MPB e nos próprios festivais.
Na última semana, Zuza havia finalizado a biografia de João Gilberto, considerado o pai da Bossa Nova.