Pagamentos Instantâneos com Mercado Pago
Pagamentos Instantâneos com Mercado Pago
Pagamentos Instantâneos com Mercado Pago
Pagamentos Instantâneos com Mercado Pago

Pagamentos Instantâneos com Mercado Pago

8 vantagens para quem compra ou vende usando o Pix

A nova forma de pagamento instantâneo do Banco Central trará benefícios para os dois lados da moeda: clientes e vendedores

Por: Publi
Ouça este conteúdo

Marque esta data no seu calendário: 16 de novembro de 2020. É a partir deste dia que passa a funcionar o Pix, o novo sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central, que tem todos os ingredientes para fazer uma verdadeira transformação na maneira como compramos, vendemos e fazemos transferências bancárias.

Como é esperado que essa forma de pagamento instantâneo torne muito mais simples diversas operações bancárias do dia a dia, resolvemos criar uma lista com os dois lados da moeda: 8 vantagens tanto para quem compra ou transfere com o Pix, quanto para quem vende ou recebe. Confira:



Pix trará benefícios para os dois lados da moeda: clientes e vendedores
Crédito: Reprodução Mercado PagoPix trará vantagens para quem compra e também para quem vende

Vantagens para quem compra ou transfere

1 – Prático

Para fazer um TED (Transferência Eletrônica Direta) ou um DOC (Documento de Ordem de Crédito) atualmente, é necessário uma série de informações, como nome ou razão social, CPF ou CNPJ, banco, agência, conta, e etc. Com o Pix isso se torna muito mais simples, já que você só precisa ter a chave de quem vai receber o pagamento.

Essa chave Pix é definida pelo próprio recebedor e pode ser o número de RG, CPF/CNPJ, e-mail, telefone ou um código gerado pelo sistema aleatoriamente. Além disso, a confirmação da transferência ocorre em tempo real, dando muito mais transparência ao processo (clique aqui para saber mais detalhes sobre a chave Pix).

2 – Rápido

O Pix pode ser feito 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive aos finais de semana e feriados. Isso é uma enorme vantagem para outras formas de transferência como TED e DOC, que tem dias e horários específicos para sua realização. Além disso, as transações deverão ser completadas em até 10 segundos.

Em alguns casos estas duas formas de transferência podem inclusive levar alguns dias para a compensação na conta do destinatário, algo que nunca ocorrerá com o Pix.

3- Seguro

O Pix irá promover transações tão seguras quando as que realizamos hoje com cartão. Todo o sistema será gerido pelo Banco Central e terá regras de criptografia e autenticação.

O que isso quer dizer? Que essas transações só podem ser vistas por quem paga ou recebe, ou em alguns casos com a autorização de quem paga. Isso poderá ser feito com dados pessoais ou até por meio de biometria.

Além de todas as exigências, bancos e fintechs como o Mercado Pago estão trabalhando em processos adicionais de criptografia e autenticação para melhorar a segurança dos usuários.

4 – Gratuito para pessoas físicas

O serviço será totalmente gratuito para pagamento e estará disponível para o cliente usar quantas vezes achar necessário, sem ter que pagar nenhum tipo de adicional por operação. Além de poder realizar pagamentos em estabelecimentos comerciais por meio de QR Codes, que devem ser escaneados pelo celular da mesma forma que já são usados em plataformas como a do Mercado Pago



Pix trará benefícios para os dois lados da moeda: clientes e vendedores
Crédito: Mercado Pago | DivulgaçãoPix será aceito por qualquer banco, instituição financeira ou fintech e ainda terá a opção de pagamento por QR Code

Vantagens para quem vende ou recebe

5 – Mais vendas

O comerciante ou empreendedor que aceitar essa nova forma de pagamento instantâneo não precisa se preocupar, pois ele poderá receber pelas vendas feitas com o Pix de qualquer banco, instituição financeira ou fintech.

Além disso, o Pix também se torna muito mais atraente para vendedores, pois terá custos muito menores do que as operações realizadas hoje em dia com cartões de crédito e débito.

Isso permitirá que comerciantes trabalhem com descontos maiores para pagamentos com o Pix, da mesma forma que já ocorre com o pagamento em dinheiro. Algo que pode impactar positivamente o número de vendas.

6 – Maior eficiência

Como a aprovação do pagamento é imediata, um processo muito mais rápido e fácil do que com cartões e boletos, o vendedor tem mais eficiência na gestão do seu estoque e mais rapidez na liberação da mercadoria para seu cliente.

7 – Dinheiro em tempo real na sua conta

O dinheiro das vendas com o Pix fica disponível em tempo real na conta do comerciante ou empreendedor. No caso de quem vende pelo Mercado Pago existe a vantagem de poder aproveitar ao máximo os serviços financeiros da plataforma, já que o dinheiro rende automaticamente 100% do CDI, que é um rendimento maior que o da poupança.

8 – Fidelização dos clientes

Fintechs como o Mercado Pago têm trabalhado constantemente para que os  pequenos vendedores de suas plataformas aproveitam ao máximo sua audiência digital. Quem aceita o Código QR e, em breve o Pix, pode disponibilizar suas ofertas em parceria com o Mercado Pago na Central de Descontos do aplicativo, que possui quase 20 milhões de usuários que podem ser potenciais clientes do seu negócio.

Pix trará benefícios para os dois lados da moeda: clientes e vendedores
Crédito: Reprodução Mercado PagoÉ possível se conectar ao Pix por meio de uma conta no Mercado Pago

Como se conectar ao Pix

Para se conectar ao Pix basta ter uma conta em um banco ou em uma fintech como o Mercado Pago. O próximo passo é fazer o pré-cadastro das chaves pelo aplicativo.

Já para os vendedores que aceitam o Mercado Pago como forma de pagamento, a inclusão do Pix será ainda mais fácil. Já que a plataforma fará apenas a instalação ou trocará a plaquinha do código QR por uma nova.

Ficou curioso? Para saber mais sobre o Pix do Mercado Pago acesse mercadopago.com.br/pix/.