Informar

App transforma poluição do ar em monstrinhos animados

Por: Redação |

O que os olhos não veem o pulmão sente, sim. Mas, pela falta de visão, nem sempre nos damos conta do perigo que a saúde corre devido a pequenas partículas de poeira que contaminam a atmosfera sobretudo em grandes metrópoles como Seul, capital da Coreia do Sul. O governo da cidade resolveu, então, alertar seus habitantes sobre o que andam inalando: desenvolveu um app para enxergar a poluição do ar.

O que o aplicativo faz é criar uma representação visual do pó fino que, embora invisível ao olho humano, é responsável pela incidência de doenças, especialmente no aparelho respiratório, e até pelo aumento da taxa de mortalidade nas concentrações urbanas.

Seul é icônica nesse sentido: no que diz respeito à qualidade do ar, a cidade é a segunda pior do mundo.

Por meio de recursos da realidade aumentada – que consiste na mescla entre o ambiente real e o virtual –, o app transforma a poeira suspensa em imagens animadas, visualizadas na tela do smartphone quando sua câmera aponta para o ar.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.

O app DustSee transforma a poluição do ar em figurinhas animadas
O app DustSee transforma a poluição do ar em figurinhas animadas

O usuário pode escolher se quer enxergar a poluição como formas geométricas coloridas ou pequenos monstrinhos flutuantes com os caninos vampirescos à mostra. As imagens podem ser compartilhadas nas redes sociais.

Ao identificar a localização geográfica da pessoa, o programa fornece, em tempo real, os índices de concentração de partículas do lugar, bem como aponta a direção e a velocidade do vento, além de produzir a representação imagética do pó.

Entre os recursos do app DustSee (visualizador de poeira), está ainda a recomendação do uso de máscara protetora quando necessário.

Leia também: Conheça o distrito que incentiva morador a deixar o carro em casa

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.